Saúde

Sesau encerra Setembro Amarelo, Verde e Vermelho com ação na orla de Maceió

Evento reuniu profissionais de saúde, estudantes e a população em um ato de mobilização e conscientização

Por Ruana Padilha / Ascom Sesau 28/09/2025 18h06 - Atualizado em 28/09/2025 19h01
Sesau encerra Setembro Amarelo, Verde e Vermelho com ação na orla de Maceió
Durante a ação, houve distribuição de materiais educativos, orientações de profissionais de saúde, aferição de pressão arterial - Foto: Marco Antônio / Agência Alagoas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, neste domingo (28), o encerramento das campanhas Setembro Amarelo, Verde e Vermelho com uma grande ação na orla marítima de Maceió. O evento, realizado na praça Gogó da Ema, no bairro Ponta Verde, em Maceió, reuniu profissionais de saúde, estudantes e a população em um ato de mobilização e conscientização.

O ato de encerramento levou informação, acolhimento e cultura ao público que circulava pela praia de Ponta Verde. Durante a ação, houve distribuição de materiais educativos, orientações de profissionais de saúde, aferição de pressão arterial, além de apresentações culturais que reforçaram a mensagem de valorização da vida.

A coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, destacou a relevância do Setembro Verde como ferramenta de sensibilização da sociedade. Segundo ela, a campanha é essencial para ampliar o número de doadores e salvar vidas. “Cada família que diz ‘sim’ à doação de órgãos transforma a história de várias pessoas que aguardam por um transplante. Estamos encerrando a campanha muitos felizes, pois é uma causa que salva vidas. Hoje, reunimos aqui pessoas que transplantadas e que estão na lista de espera e é até familiares de doadores para incentivar a população sobre essa causa, quebrar tabus e mostrar que a solidariedade pode mudar realidades”, destacou.

Já a psicóloga da Atenção Psicossocial da Sesau, Ana Rocha, reforçou a necessidade de manter a atenção voltada ao cuidado com as emoções durante todo o ano e não apenas durante a Campanha Setembro Amarelo. “Saúde mental importa! É cuidar dela é tão importante quanto cuidar do corpo. Muitas vezes, as pessoas silenciam suas dores por medo ou preconceito, e é isso que precisamos mudar”, pontuou.

Presente na ação, o cardiologista do Hospital do Coração Alagoano Adib Jatene Leandro Castelo salientou a importância com os cuidados da saúde cardiovascular. “As doenças cardiovasculares são as doenças que mais matam tanto no Brasil quando no mundo. E para prevenir e diminuir as sequelas das doenças é necessário realizar atividades físicas regulares, melhorar a alimentação além de, para os fumantes, cessar o tabagismo”, orientou.

Conscientização

Moradora do bairro do Eustáquio Gomes, Celso Freitas, de 50 anos, aproveitou a ação para ajudar na conscientização da importância da doação de órgãos. Ele contou que foi submetido ao transplante de fígado há sete meses no Hospital do Coração Alagoano. “Eu agradeço muito a família que doou. É muito importante esse ato de solidariedade. No meu caso, estava precisando muito e com urgência porque já estava em fase terminal e como um anjo a família autorizou a doação e hoje estou aqui conscientizando as pessoas sobre a doação. É muita felicidade para mim e para minha família. Muito obrigado aos familiares do doador!”,

A assistente social que passeava pela orla no momento da ação, Neyla Menezes, aproveitou para realizar testes rápidos oferecidos pela ação e destacou a importância da iniciativa. “Eu acredito muito nessas campanha e ações de conscientização para população e ajudar a todos entenderem a importância de se sensibilizar com as causas. Fiz os testes, recebi orientações e aprendi mais sobre como cuidar da minha saúde, principalmente a mental”, afirmou.