Saúde
Saúde disponibiliza tratamento de microvasos e varizes no Pam Salgadinho
O serviço vem sendo disponibilizado desde o mês de agosto no Bloco E da Unidade
Com o intuito de fortalecer a saúde vascular da população, o Pam Salgadinho(Poço), um dos maiores Centros de Especialidades da capital, oferece, desde o mês de agosto deste ano, o procedimento de escleroterapia, que consiste no tratamento de varizes e microvarizes. O serviço é disponibilizado no Bloco E da Unidade.
O procedimento, que é realizado por um médico angiologista, só era disponibilizado em clínicas privadas, mas a Secretaria de Saúde de Maceió conseguiu implementar via Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando diversos usuários que precisam de tratamento para a condição. Desde o início do serviço, cerca de 30 pessoas já passaram pelo tratamento.
O acesso ao procedimento se dá pela Atenção Primária, onde o usuário solicita o encaminhamento para a especialidade de angiologia. A marcação da consulta com o especialista é previamente agendada pelo Sistema Pronto de Marcação e o usuário é direcionado ao atendimento no Bloco E.
De acordo com Vanuza Pereira, enfermeira responsável pela marcação do procedimento de escleroterapia, antes do procedimento é realizada uma avaliação clínica, a médica solicita a realização do exame de ultrassonografia com Doppler venoso e a utilização de meia compressiva.
“Após a conclusão desses exames, o paciente retorna ao consultório, onde a marcação do procedimento é realizada presencialmente no Bloco E, por meio de agenda local. Lembrando que esse procedimento é realizado apenas após indicação médica. Esse fluxo de atendimento tem como objetivo garantir a segurança, qualidade e eficácia do tratamento”, explica.
Os atendimentos são realizados às segundas-feiras no Bloco E do Pam Salgadinho, com a disponibilização de seis vagas por dia.
Mais lidas
-
1Polêmica!
Ex-motorista de cantor processa Carlinhos Maia e Lucas e exige R$ 1 milhão por humilhação
-
2Quinta-feira
Veja o funcionamento do comércio e mercados em Maceió no feriado de 20 de novembro
-
3Arapiraca
Alan Carlos respondia a dois processos por estupro de vunerável
-
4Judiciário
STJ impõe exigência de “provas robustas” e reacende debate sobre proteção a mulheres vítimas de violência
-
5Arapiraca
Antes de matar ex-marido, médica disse que ele descumpriu medida protetiva, relata testemunha




