Saúde
Alagoas promove Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos a partir desta segunda-feira
A ação acontece até o dia 31 de outubro em todo o Estado; devem ser vacinados 588.750 animais neste período
Alagoas inicia nesta segunda-feira (22) a Campanha de Vacinação Antirrábica de 2025. Durante a ação, que ocorrerá até 31 de outubro, deverão ser vacinados 388.150 cães e 195.550 gatos, totalizando 588.750 animais.
A imunização será realizada nas áreas urbanas e rurais dos 102 municípios alagoanos. Cada município irá definir suas estratégias de vacinação e locais onde os tutores deverão levar seus animais. O Dia D será realizado em 27 de setembro, em alusão ao Dia Nacional de Combate à Raiva, que ocorre em 28 deste mês.
A zootecnista da Sesau, Rejane Lima, explicou que a campanha possui uma meta de imunizar pelo menos 80% dos cães e gatos de Alagoas. "A imunização desses animais é essencial para que a população esteja clinicamente segura contra a raiva humana, que é uma doença perigosa e com altos índices de mortalidade”, destacou.
Raiva Humana
A raiva humana é uma doença neurológica viral, geralmente mortal, transmitida para humanos por meio da mordedura, arranhadura ou lambedura de um mamífero infectado. A prevenção envolve a vacinação de cães e gatos, a busca imediata por atendimento médico em caso de agressão por animal e, em alguns casos, a aplicação de vacina e soro antirrábico.
O Ministério da Saúde determinou a meta de erradicação da raiva humana em território nacional até o ano de 2030. “Alagoas segue em sua missão de combater à doença, trabalhando para o sucesso dessa campanha que irá salvar vidas humanas e assegurar a boa saúde de milhares de animais de estimação”, reforçou o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.
Mais lidas
-
1Polêmica!
Ex-motorista de cantor processa Carlinhos Maia e Lucas e exige R$ 1 milhão por humilhação
-
2Quinta-feira
Veja o funcionamento do comércio e mercados em Maceió no feriado de 20 de novembro
-
3Arapiraca
Alan Carlos respondia a dois processos por estupro de vunerável
-
4Judiciário
STJ impõe exigência de “provas robustas” e reacende debate sobre proteção a mulheres vítimas de violência
-
5Arapiraca
Antes de matar ex-marido, médica disse que ele descumpriu medida protetiva, relata testemunha




