Saúde
Setembro Vermelho: até 80% das mortes por doenças do coração poderiam ser evitadas, alerta cardiologista
Cordial reforça campanha em Alagoas e oferece consultas e exames cardiológicos gratuitos pelo SUS
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 300 mil pessoas morrem todos os anos em decorrência de problemas como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC). A boa notícia é que, de acordo com especialistas, até 80% dessas mortes poderiam ser evitadas com medidas simples de prevenção.
É nesse cenário que surge a campanha Setembro Vermelho, que chama a atenção para a importância do cuidado com o coração. Em Alagoas, a Cordial Sociedade Beneficente do Coração reforça o alerta e convida a população a adotar hábitos mais saudáveis e buscar acompanhamento médico.
A cardiologista Drª Vauma Garrote, coordenadora médica da Casa do Coração, destaca que as escolhas do dia a dia podem reduzir significativamente os riscos. “Os principais fatores de risco associados às doenças cardiovasculares são a hipertensão arterial sistêmica, o colesterol alto, o diabetes, o tabagismo, sedentarismo e obesidade. A prevenção começa no dia a dia, com escolhas mais conscientes e cuidado com a saúde, optando por uma dieta equilibrada, mais saudável, práticas regulares de exercício físico, não fumar, controle do peso, cuidado com a qualidade do sono e a realização de consultas e exames regulares”, reforça.
Para ampliar o acesso da população aos cuidados com o coração, a Cordial oferece consultas com cardiologistas e exames cardiológicos 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O agendamento é simples e pode ser feito diretamente pelo WhatsApp da instituição.
Neste Setembro Vermelho, o convite da Cordial é claro: reserve um tempo para cuidar do seu coração. Quem precisa de atendimento pode contar com a Cordial. Porque cuidar faz bem ao coração.
Mais lidas
-
1Polêmica!
Ex-motorista de cantor processa Carlinhos Maia e Lucas e exige R$ 1 milhão por humilhação
-
2Quinta-feira
Veja o funcionamento do comércio e mercados em Maceió no feriado de 20 de novembro
-
3Arapiraca
Alan Carlos respondia a dois processos por estupro de vunerável
-
4Judiciário
STJ impõe exigência de “provas robustas” e reacende debate sobre proteção a mulheres vítimas de violência
-
5Arapiraca
Antes de matar ex-marido, médica disse que ele descumpriu medida protetiva, relata testemunha




