Saúde

UPAs de Maceió reforçam campanhas Março Azul-Marinho e Março Lilás

Campanhas são dedicadas à conscientização sobre os cânceres colorretal e do colo do útero, doenças que podem levar a óbito, mas que podem ser tratadas com diagnóstico precoce

Por Assessoria 31/03/2025 11h11
UPAs de Maceió reforçam campanhas Março Azul-Marinho e Março Lilás
Na campanha Março Azul-Marinho as ações são focadas na conscientização do câncer colorretal, o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil - Foto: Divulgação

Todos os anos, campanhas relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce são realizadas, onde cada mês é destinado a uma patologia ou condições em geral. É uma forma de conscientizar a população, reforçando sobre a importância dos cuidados com a saúde.

E neste mês, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Benedito Bentes, Santa Lúcia e Trapiche da Barra, sob gestão do Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), promovem as campanhas Março Azul-Marinho, destinada à conscientização do câncer colorretal, e Março Lilás, voltada para a conscientização do câncer do colo do útero.

Para tanto, uma palestra educativa sobre os temas foi realizada entre os colaboradores, destacando a importância da prevenção contra as duas doenças, reforçando informações sobre sintomas e tratamento.

“Promover temáticas de Educação em Saúde para nossos profissionais é uma maneira de cuidarmos de quem se dedica, com tanto carinho, ao cuidado dos nossos pacientes”, afirma Thaysa Moraes, psicóloga clínica e organizacional da UPA Trapiche da Barra.

Prevenção e conscientização


Na campanha Março Azul-Marinho as ações são focadas na conscientização do câncer colorretal, o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A cada ano, a estimativa é de 41 mil novos casos. O câncer colorretal se origina no intestino grosso, também chamado de cólon, e no reto, região final do trato digestivo e anterior ao ânus.

Já a campanha Março Lilás reforça a prevenção contra o câncer do colo do útero, uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil. A campanha destaca a importância do exame papanicolau, o uso de preservativos e a vacina contra o HPV. E com o diagnóstico precoce, as chances de cura são altas, o que reforça a necessidade de consultas periódicas com o médico ginecologista.

Sobre o ISAC


O Instituto Saúde e Cidadania é uma organização social sem fins lucrativos com sede em Brasília (DF) e que gerencia hospitais, unidades de pronto atendimento, ambulatórios e multicentros de saúde e espaço saúde. É a primeira OS do Norte e Nordeste – e a segunda da América Latina – a ser acreditada internacionalmente em Rede de Atenção à Saúde com o selo Acreditado Diamante da Qmentum Internacional.