Saúde
Servidores da Santa Mônica desenvolvem sistema para registro do patrimônio

Buscando dar celeridade, eficácia e maior eficiência ao serviço de inventário, servidores do setor de patrimônio da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), desenvolveram um sistema de alimentação de dados on-line para cadastro e atualização de todo o patrimônio da unidade.
De acordo com Alessandro da Silva, coordenador do setor, anteriormente o trabalho de inventário era realizado de forma manual, ou seja, os servidores se encaminhavam até o setor a ser inventariado, coletavam todos os dados e anotavam em um papel.
“Com os dados anotados, nós voltávamos para o nosso setor e preenchíamos a planilha no Excel. Na verdade, eram dois trabalhos, anotar o patrimônio inventariado e depois anotar novamente na planilha. Agora, depois que desenvolvemos esse sistema, fica tudo mais prático, pois quando anotamos o item, ele já vai direto para a planilha, de forma automática e em tempo real”, explicou Alessandro.
O sistema utiliza o Google planilhas e o App Sheets. “O desenvolvimento do sistema oportunizou uma melhora na segurança dos dados, tendo em vista que o acesso geral ao sistema é feito somente pelos servidores do setor de patrimônio mediante login e senha”, ressaltou o coordenador.
QR code
Cleanvan Sostenis, servidor do setor e também um dos desenvolvedores do sistema, complementou que ao fim do inventário é criado um QR code que pode ser acessado apenas pelo coordenador do setor inventariado.
“A ideia é que o coordenador tenha acesso a todo o patrimônio do seu setor, se tornando, desse modo, também responsável pelo cuidado e preservação, além do controle na entrada e saída dos bens do seu setor”, disse o servidor.
Ainda de acordo com Sostenis, a inspiração para o desenvolvimento do sistema veio desde o seu setor anterior, o raio x, em que ele conseguiu automatizar o envio das imagens obtidas diretamente para o setor solicitante, evitando assim, gastos com compra de insumos.
“Além disso, soubemos que, no ano passado, o setor de transporte também conseguiu automatizar o cadastro dos motoristas para o controle da entrada e saída de veículos da maternidade, então foi mais um motivo para nos inspirar e desenvolver nosso próprio sistema, que facilitou muito nosso trabalho”, concluiu.
Mais lidas
-
1Estudo
Pesquisadora alagoana descobre nova espécie de parasita no Cerrado e coloca Brasil no mapa da ciência mundial
-
2Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
3Teia de segredos!
Final explicado da série 'Cilada': crime e conspiração revelados
-
4Em Maceió
Justiça do Trabalho suspende cobranças da Cassi contra ex-funcionária do Banco do Brasil
-
5Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?