Saúde

Cosems-AL e MS discutem fortalecimento das equipes multidisciplinares da APS

O evento ocorre no Cesmac e reúne técnicos do Ministério da Saúde e da Sesau

Por Assessoria 22/10/2024 16h04
Cosems-AL e MS discutem fortalecimento das equipes multidisciplinares da APS
Evento conta com profissionais do MS e Sesau - Foto: Assessoria

O fortalecimento e ampliação das equipes do programa eMulti (equipe multidisciplinar) nos municípios foi a tônica das discussões do I Fórum de Atenção Primária de Alagoas, que ocorre no Centro Universitário Cesmac, no Farol, e reúne técnicos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), bem como coordenadores da APS e da eMulti (que substituiu os Núcleos de Apoio à Saúde da Família) dos municípios alagoanos.

O diretor do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Ednaldo Trajano, secretário de Saúde de Campestre, destacou a importância do evento uma vez que, segundo ele, a Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada para o cuidado ao paciente. A apoiadora regional do Cosems-AL, Camila Valença, e responsável pela temática, também participa do fórum.
“O investimento na APS traz ganho para as gestões municipais já que pode evitar que o paciente evolua para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou hospitais de grande porte. Compreender e aplicar os conteúdos discutidos nesse fórum é imprescindível para que possamos ofertar sempre saúde de qualidade aos cidadãos alagoanos”, reforçou Ednaldo.

A enfermeira Vanessa Costa, integrante do Departamento de Políticas Públicas e da Coordenação de Apoio Estratégico do Ministério da Saúde, afirmou que a presença da equipe do MS em Alagoas se deve, entre outros motivos, a importância das discussões sobre a organização dos processos de trabalho e a necessidade de difundir, fomentar e fortalecer a APS nos municípios alagoanos, considerando a importância da consolidação do setor que é a porta de entrada, coordenadora e ordenadora do cuidado ao paciente.
Dentre os conteúdos discutidos constam ainda o panorama e processo de trabalho da eMulti Alagoas; a importância da retomada do trabalho de estruturação das equipes da APS; a evolução da Nasf/eMulti no Brasil de 2005 a 2024 que somam hoje 3.370 espalhadas pelo país; e a apresentação de experiências exitosas.