Saúde
Cosems-AL e MS discutem fortalecimento das equipes multidisciplinares da APS
O evento ocorre no Cesmac e reúne técnicos do Ministério da Saúde e da Sesau
O fortalecimento e ampliação das equipes do programa eMulti (equipe multidisciplinar) nos municípios foi a tônica das discussões do I Fórum de Atenção Primária de Alagoas, que ocorre no Centro Universitário Cesmac, no Farol, e reúne técnicos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), bem como coordenadores da APS e da eMulti (que substituiu os Núcleos de Apoio à Saúde da Família) dos municípios alagoanos.
O diretor do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), Ednaldo Trajano, secretário de Saúde de Campestre, destacou a importância do evento uma vez que, segundo ele, a Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada para o cuidado ao paciente. A apoiadora regional do Cosems-AL, Camila Valença, e responsável pela temática, também participa do fórum.
“O investimento na APS traz ganho para as gestões municipais já que pode evitar que o paciente evolua para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou hospitais de grande porte. Compreender e aplicar os conteúdos discutidos nesse fórum é imprescindível para que possamos ofertar sempre saúde de qualidade aos cidadãos alagoanos”, reforçou Ednaldo.
A enfermeira Vanessa Costa, integrante do Departamento de Políticas Públicas e da Coordenação de Apoio Estratégico do Ministério da Saúde, afirmou que a presença da equipe do MS em Alagoas se deve, entre outros motivos, a importância das discussões sobre a organização dos processos de trabalho e a necessidade de difundir, fomentar e fortalecer a APS nos municípios alagoanos, considerando a importância da consolidação do setor que é a porta de entrada, coordenadora e ordenadora do cuidado ao paciente.
Dentre os conteúdos discutidos constam ainda o panorama e processo de trabalho da eMulti Alagoas; a importância da retomada do trabalho de estruturação das equipes da APS; a evolução da Nasf/eMulti no Brasil de 2005 a 2024 que somam hoje 3.370 espalhadas pelo país; e a apresentação de experiências exitosas.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial