Saúde
Nutrição é aliada contra o câncer de mama
Nutricionista aborda importância da alimentação adequada na prevenção e na fase de pós-tratamento da doença
Durante entrevista ao TH, canal do Portal Tribuna no Youtube, a nutricionista Taciana Mendes abordou a importância da nutrição na prevenção, tratamento e pós-tratamento do câncer de mama.
Ela destacou as principais orientações nutricionais que auxiliam na recuperação e ajudam a minimizar os efeitos colaterais do tratamento, além de ressaltar que o excesso de peso e a obesidade podem aumentar o risco de desenvolver a doença.
PREVENÇÃO
Taciana Mendes também alertou sobre alimentos e substâncias que devem ser evitados por pacientes em tratamento, visando garantir uma abordagem mais saudável e eficaz.
“Por ocasião do mês do Outubro Rosa, é de grande importância discutir o papel e a contribuição da nutrição na prevenção e tratamento do câncer de mama”, disse ela.
- Sabemos que o câncer é multifatorial - continuou -, mas a alimentação saudável pode reduzir o risco de seu desenvolvimento e fornecer suporte essencial durante o tratamento.
De acordo com a especialista, quando se fala de prevenção diversos estudos mostram que uma dieta rica em alimentos naturais e minimamente processados – como frutas, verduras, grãos integrais e gorduras saudáveis – pode reduzir a inflamação, melhorar a imunidade e ajudar a controlar o peso corporal.
“O excesso de peso” - explicou -, especialmente após a menopausa, está associado a um risco maior de câncer de mama”.
Ela também esclareceu que, além disso, “o consumo de alimentos antioxidantes, como vegetais verdes e frutas vermelhas, podem proteger as células contra danos que podem levar ao desenvolvimento do câncer”, observou.
Plano alimentar bem ajustado é indicado
A nutricionista Taciana Mendes explica também que, durante o tratamento, a nutrição é essencial para ajudar a paciente a enfrentar os efeitos colaterais da quimioterapia ou radioterapia.
Entre esses efeitos destacam-se manifestações como náuseas, perda de apetite e fadiga.
FORÇA E ENERGIA
Segundo ela, um plano alimentar bem ajustado garante que a paciente mantenha sua força, energia e imunidade, otimizando os resultados do tratamento.
Taciana reforçou que no período pós-tratamento a alimentação continua sendo uma aliada importante para evitar o retorno da doença e ajudar na recuperação física.
- Uma dieta rica em nutrientes, focada em hábitos saudáveis a longo prazo, melhora a qualidade de vida e fortalece o corpo, promovendo uma recuperação mais rápida - disse ela.
“Em todas as fases – da prevenção ao pós-tratamento – a nutrição desempenha um papel vital na saúde das mulheres”.
O acompanhamento com um nutricionista é essencial para garantir que cada paciente receba as orientações adequadas para suas necessidades específicas, acrescentou ainda a nutricionista.
E salientou, ainda, o que considera de grande importância: “a prevenção começa no prato, e a nutrição é uma grande aliada da saúde”, completou Taciana Mendes.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial