Saúde

Menor marca-passo do mundo é implantado em paciente da Santa Casa de Maceió

Por Santa Casa de Maceió 14/03/2024 15h11
Menor marca-passo do mundo é implantado em paciente da Santa Casa de Maceió
Dispositivo mede 2 cm e tem duração média de 14 anos - Foto: Divulgação

Do tamanho de uma capsula de vitamina. Assim é o marca-passo Micra, dispositivo implantado, no último sábado (09), em um paciente da Santa Casa de Maceió, pela equipe do Serviço de Eletrofisiologia e Marca-passo do hospital. Este é o segundo implante do dispositivo no estado de Alagoas.

O cardiologista, especialista em arritmia e estimulação cardíaca, Edvaldo Xavier, foi o responsável pelo feito. “Tivemos a honra de implantar o menor marcapasso do mundo, aqui, na Hemodinâmica da Santa Casa de Maceió. Esse dispositivo veio para revolucionar, pois dispensa a presença de eletrodos (fios) dentro do sistema venoso do paciente, garantindo zero chance de infecção. Em 24 horas o paciente recebe alta”, disse.

Equipe de Serviço de Eletrofisiologia e Marca-passo responsável pela impalntação do dispositivo




O dispositivo é implantado por via femural, não deixando cicatriz na região do toráx. A técnica beneficia pacientes que não têm acesso venoso. “O Micra tem capacidade de estimular o coração, assim como os demais marca-passos. Entre seus diferenciais está o prazo de duração, que pode chegar a 14 anos. Quando a bateria estiver prestes a acabar, colocamos outro. É um dispositivo futurístico, mas que hoje é uma realidade em Alagoas”, destacou Edvaldo Xavier.

COMPACTO – Há mais de 50 anos, o marca-passo salva vidas ao estimular o coração que não bate como deveria. Produto da nova era dos dispositivos cardíacos implantáveis, o Micra pesa 2 gramas e é 93% menor que os aparelhos convencionais. Seu tamanho se aproxima ao de uma grande cápsula de vitaminas.

Sem deixar cicatriz ou inchaço sob a pele, fornece a terapia necessária sem um sinal visível ou lembrete físico de que o paciente possui um dispositivo médico. Como não possui eletrodos e nem a necessidade de uma loja para o gerador do marca-passo, o dispositivo elimina as complicações associadas, bem como não restringe exercícios que movimentem o ombro.