Saúde
Unidade acadêmica da Uncisal acolhe profissionais credenciados para projeto
Meta é capacitar 2.000 servidores vinculados ao SUS dos municípios alagoanos que atuam na Rede Cegonha e na Rede Básica de Saúde
A Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora (Etsal), unidade acadêmica da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) realizou, nesta terça-feira (3), o acolhimento dos profissionais de saúde que irão atuar em cursos voltados à Atenção Materno-Infantil. Nesta primeira chamada do credenciamento, 37 profissionais foram convocados para participar da formação de 2.000 servidores vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios alagoanos que atuam na Rede Cegonha e na Rede Básica de Saúde.
Fruto do convênio entre a Uncisal e a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau/AL), os primeiros convocados do credenciamento para o Banco de Cadastro de Profissionais do Projeto de Redução da Mortalidade Infantil (PRMI) vão atuar como coordenadores Geral, Regional, Pedagógico e de Estágio. Também foram convocados os instrutores de Capacitação Pedagógica e de Capacitação Específica.
Até o final do ano de 2024, mais profissionais serão convocados para capacitar um total de 2.000 servidores que atuam no Sistema Único de Saúde dos municípios alagoanos. De acordo com Janaina Duarte, diretora da Etsal, serão 88 turmas formadas por agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de Enfermagem. “Para capacitar a equipe, o gestor municipal deve encaminhar a relação dos profissionais que atuam nas unidades voltadas à atenção materno-infantil”, acrescentou.
A presidente da Comissão de Credenciamento do PRMI, Martha Barbosa, coordenadora de Gestão de Pessoas da Etsal, informou que, inicialmente, já foram compostas 20 turmas. São 5 turmas para cada um dos 4 cursos de Aperfeiçoamento para Agentes Comunitários de Saúde com foco na prevenção da morte materna e neonatal; de aperfeiçoamento para Auxiliares e Técnicos de Enfermagem que atuam na Atenção Primária à Saúde, de aperfeiçoamento para Auxiliares e Técnicos de Enfermagem que atuam na Maternidade, e de aperfeiçoamento para Auxiliares e Técnicos da Enfermagem que atuam em Cuidado Intensivo Neonatal.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha