Saúde
Saúde realiza ação de combate à dengue, zika e chikungunya
Trabalho educativo ocorreu em borracharias, ferros-velhos, terrenos baldios e floriculturas de Maceió para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti
Com o intuito de combater potenciais criadouros para o mosquito Aedes Aegypti, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) realizou, nesta quarta-feira (1º), uma ação educativa de prevenção à dengue, zika e chikungunya. A iniciativa contou com a participação das equipes da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) e da Gerência de Vigilância das Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos.
O trabalho de fiscalização ocorreu em borracharias, ferros-velhos, terrenos baldios e floriculturas nos bairros Vergel do Lago, Levada e Jacintinho. Nestes locais, os agentes de controle de endemias e da Vigilância Sanitária fizeram a inspeção para identificar e eliminar possíveis focos do mosquito, além de levar orientação à população com distribuição de panfletos.
“A Vigilância Sanitária está atuando em conjunto com os agentes de endemias para levar um trabalho educativo de orientação aos maceioenses e reforçar a necessidade de eliminar os criadouros do mosquito. Ao todo, temos 20 profissionais envolvidos na ação distribuídos em cinco equipes de inspeção. É um trabalho em parceria para que possamos levar segurança e cuidado à saúde do povo maceioense”, afirma o coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió, Airton Santos.
Segundo o coordenador do Programa de Controle do Aedes aegypti, Erivaldo Raimundo, a ação possibilitou a visita em locais estratégicos, nos quais há chances de encontrar possíveis focos do Aedes aegypti.
“Essa ação é totalmente de orientação. Estamos pedindo à população que evite todo e qualquer tipo de depósito com água parada, pois podem conter focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. E durante as visitas, encontramos larvas em alguns ambientes. Por isso, estamos alertando e orientando os comerciantes sobre a necessidade de combater a proliferação do mosquito”, ressalta.
A ação educativa de prevenção às arboviroses ainda irá prosseguir nesta quinta-feira (2), nos bairros da parte baixa da cidade. Já na próxima semana, dias 7 e 8, os fiscais e agentes de endemias irão reforçar as orientações de combate aos criadouros do mosquito em bairros da parte alta de Maceió.
Disque Dengue
A Coordenação Geral de Epidemiologia da SMS também dispõe do Disque Dengue, pelo número (82) 3312-5495. Através deste contato, a população tanto pode denunciar áreas com potencial para proliferação do vetor, quanto receber orientações para corrigir situações que favoreçam a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
3Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
4É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial
-
5Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha