Saúde
Miss Alagoas CNB 2022 e Morhan chegam no estado no dia 12 para missão dos direitos das pessoas atingidas por hanseníase
Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas Pela Hanseníase atua há 41 anos no combate a defesa dos direitos e combate ao preconceito
O Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas Pela Hanseníase (Morhan), que há 41 anos atua na promoção e defesa dos direitos das pessoas atingidas pela hanseníase, no combate ao preconceito e pela garantia dos direitos humanos das pessoas afetadas pela doença e seus familiares, estará em missão em Alagoas entre os dias 12 e 15 de dezembro, junto à Miss Alagoas CNB 2022, Carolina Borsatto.
O coordenador nacional do movimento e conselheiro nacional de Direitos Humanos, Artur Custódio, vindo do Rio de Janeiro também estará presente.
Agenda da semana:
Na, segunda-feira 12 de dezembro), às 9h, será assinado o termo de adesão da Campanha do Não Esqueça da Hanseníase, na Secretaria de Saúde do município de Pilar, além de visitas às unidades do PSF 05 e PSF 11 que são as áreas com maior número de casos de Hanseníase; já no horário da tarde a comitiva segue para o município de Rio Largo; No dia 14 de dezembro, às 14h da tarde, a comitiva do Morhan Nacional que também conta com a coordenadora da Rede Hans Brasil e parte da diretoria do colegiado do Morhan, Clódis Tavares, participam da assembleia e eleição da nova diretoria do Morhan Maceió, na Uncisal/AL.
A parceria entre o Morhan e a CNB
A parceria entre o Morhan e a CNB, já possui mais de uma década de história e tem proporcionado momentos de muita emoção através do projeto “Beleza pelo Bem”. Nestes 10 anos muitas Misses e Misters se tornaram voluntários do Morhan, em diversos estados participaram de palestras, atividades educativas e de conscientização pelo fim do estigma e preconceito, além de ações que promovam a valorização da autoestima, e a melhoria da qualidade de vida das pessoas atingidas pela hanseníase.
Saiba mais
Hanseníase é uma doença infecciosa que afeta a pele e os nervos. Com o tratamento adequado, a partir da medicação e acompanhamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em unidades de saúde de todo país, a doença tem cura. A transmissão se dá pelo contato próximo e prolongado com pessoas sem tratamento afetadas pela doença na sua forma multibacilar.
A partir do início do tratamento, a doença deixa de ser transmissível. São sinais e sintomas da doença: Manchas (esbranquiçadas, amarronzadas e avermelhadas) na pele com mudanças na sensibilidade à dor, térmica e tátil; sensação de fisgada e formigamento ao longo do trajeto dos nervos dos membros; perda de pelos em algumas áreas e redução da transpiração; pele seca; inchaço nas mãos e nos pés; inchaço e dor nas articulações; redução da força muscular nos locais em que os nervos foram afetados; dor e espessamento dos nervos periféricos; caroços no corpo; olhos ressecados; feridas, sangramento e ressecamento no nariz; febre e mal-estar geral; feridas nas pernas e nos pés; e, nódulos avermelhados e/ou doloridos espalhados pelo corpo.
Para mais informações e para se inscrever como voluntário/a, contate o Morhan pelo ZapHansen: (21) 97912-0108
Acompanhe o Morhan nas redes:
facebook.com/Morhan.Nacional
instagram.com/morhannacional
youtube.com/TVMorhan
twitter.com/morhanbr
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
3Fora de campo
Em liberdade condicional, ex-jogador Daniel Alves 'se converte' e pode virar cantor gospel; veja vídeo
-
4Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
5Tragédia
IML de Maceió divulga relação de vítimas de acidente em União dos Palmares