Saúde

Em nota técnica, Sesau confirma cinco pessoas mortas por leptospirose no Estado

Além dos casos confirmados, Secretaria analisa outros quatro óbitos ocorridos em Alagoas

Por Tribuna Hoje com Ascom / Sesau-AL 20/06/2017 17h18
Em nota técnica, Sesau confirma cinco pessoas mortas por leptospirose no Estado
Reprodução - Foto: Assessoria

Em nota técnica, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) divulgou nesta terça-feira (20) as informações atualizadas sobre o registro dos casos de leptospirose em Alagoas. De um total de 55 casos suspeitos, nove deles tiveram registro de mortes. Entre estes casos suspeitos, cinco foram confirmados como mortes causadas por leptospirose. Foram quatro deles em Maceió e um União dos Palmares.

O acompanhamento vem sendo feito durante o período pós-enchentes em Alagoas. O Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs) da Sesau está fazendo o acompanhamento.

A nota diz que “a Sesau decidiu por classificar como confirmado o caso cujo resultado da sorologia foi IgM reagente. Fundamenta a decisão as informações relativas à data oportuna da coleta da amostra para exame laboratorial, à clínica, aos dados epidemiológicos obtidos na investigação do caso e os relativos à situação de emergência”.

Sobre os casos notificados

Até o momento, considerando o período de 30 de maio a 19 de junho foram identificados 55 casos suspeitos de leptospirose em residentes dos municípios integrantes do Decreto Governamental de Emergência.

Sobre os casos notificados, sem contar os óbitos

Dentre os 46 casos notificados (excluídos os óbitos), são 11 confirmados e 36 em processo de investigação, oriundos dos municípios indicados no Quadro 1, com maior número de notificações registrado em Atalaia (43%), mas o maior número de confirmações é de Maceió (9).

A sorologia foi solicitada para 38 dos 46 casos, tendo-se os seguintes resultados: 24 foram não reagentes; 11 foram reagentes; 3 estão ainda em análise e 1 teve resultado inconclusivo.

(Imagem: Ascom / Sesau-AL)

Com relação ao sexo e à faixa de idade, dentre os 46 casos notificados predominam os pacientes do sexo masculino (32) e a faixa etária mais acometida está entre 10 e 19 anos (30%), como observado no Quadro 2, a seguir.

(Imagem: Ascom / Sesau-AL)

Sobre casos hospitalizados

Hoje, 19/06/2017, 10 pacientes encontram-se hospitalizados nos serviços indicados no Quadro 3 a seguir, sendo a maioria no Hospital Hélvio Auto – HEHA (60%).

(Imagem: Ascom / Sesau-AL)

Sobre os óbitos

Dentre os 9 óbitos conhecidos, tem-se 5 confirmados e 4 em investigação, oriundos dos municípios indicados no Quadro 4 a seguir, com maior número em Maceió (67%).

(Imagem: Ascom / Sesau-AL)

Os óbitos suspeitos são de pessoas residentes nos municípios de Atalaia (1), União dos Palmares (1), Maceió (6) e Messias (1) com LPI no município de Pilar.

Ainda em relação aos nove óbitos, para três houve coleta de vísceras o que vai permitir a confirmação diagnóstica por critério laboratorial.

Com relação ao sexo e à faixa de idade, dentre os nove óbitos predomina o sexo masculino (67%), distribuindo-se em todas as faixas etárias, com maior número acima dos 30 anos, como observado no Quadro 5, a seguir.

(Imagem: Ascom / Sesau-AL)