Roteiro cultural

Cidades do interior de Alagoas se preparam para festas de Carnaval com blocos e tradições

Programação inclui eventos em Paulo Jacinto, São José da Laje, Penedo, Messias, Coqueiro Seco e outros municípios

Por Lucas França com Tribuna Hoje 11/02/2026 15h25
Cidades do interior de Alagoas se preparam para festas de Carnaval com blocos e tradições
Volta o carnaval de rua de Maceió - Foto: Divulgação

Várias cidades do interior de Alagoas já estão com a programação definida para as festividades de Carnaval, mantendo a tradição da folia fora da capital e reunindo blocos culturais, desfiles e festas populares. Enquanto Maceió concentra as prévias carnavalescas, municípios alagoanos organizam eventos que movimentam moradores e turistas durante o período momesco.

No município de Paulo Jacinto, a programação contará com o tradicional Bloco Branca de Neve, que desfila no próximo sábado, dia 14, com concentração marcada para as 16h. A cidade também terá a Ressaca de Carnaval, programada para o dia 28 de fevereiro, prolongando a animação após o período oficial da folia.

Já em São José da Laje, a festa começa na sexta-feira (13) e segue até a quarta-feira de Cinzas (18), com o conhecido Carnalaje. O evento é famoso nacionalmente por ser o único carnaval com melaço, que pode ser utilizado pelos foliões exclusivamente na avenida principal, entre 13h e 18h, garantindo organização e segurança.

Em Messias, o Carnaval será aberto com o tradicional Bloco dos Bobos, considerado o mais antigo da cidade. A saída está marcada para o dia 12 de fevereiro, com concentração às 17h, na rua principal, saindo da residência de Iracema Ventura, fundadora da tradição e figura histórica do município.

No município de Penedo, a programação inclui a tradicional Lavagem do Rosário, realizada no dia 13 de fevereiro, com concentração às 18h30, na Praça Clementino do Monte, reunindo fiéis e foliões em uma celebração cultural e religiosa.

A cidade de Atalaia também entra no clima carnavalesco com o Galo do Helinho, bloco com mais de duas décadas de tradição. A concentração será no dia 13 de fevereiro, às 22h, no centro da cidade, próximo à Escola Jabes Francisco, com saída prevista para a meia-noite.

Em Coqueiro Seco, a programação contará com vários blocos ao longo da semana carnavalesca. O destaque fica para o Bloco Amarelo e Preto, principal da cidade, que desfila na segunda-feira (16), das 9h às 13h, com concentração na orla, em frente à Igreja de São Pedro. A agenda inclui ainda outros blocos tradicionais e festas noturnas.

Na Barra de São Miguel, além das festividades durante o Carnaval, o município realiza o Bloco dos Caseiros após o feriado, no dia 23 de fevereiro, com saída prevista às 17h, partindo da Praça de Eventos até o Manoel Jardineiro. A cidade também promove o Carnabarra, com shows musicais durante o período festivo.

Em Maceió, o bairro do Bom Parto será palco do Bloco do Bobo no sábado de Carnaval. Conhecido como Carnaval da Rua do Sol Nascente, o evento começa às 14h, com concentração no Quintal Cultural, reunindo diversas manifestações culturais e apresentações musicais que celebram a resistência cultural da comunidade.