Roteiro cultural
Sucesso de público, Concerto Nordeste vivo ganha segunda sessão
O público pediu e a Orquestra Filarmônica de Alagoas vai tocar mais uma vez sua carta de amor ao nordeste e suas potências culturais
Já dizia o fragmento de ditado “um pouco, dois é bom…”, e quando se fala em reverenciar o Nordeste, quanto mais melhor. Por isso e pelo clamor do povo, a Orquestra Filarmônica de Alagoas apresenta a segunda sessão do concerto “Nordeste Vivo”, que acontece no próximo dia 28 de novembro, às 20h, na sala de música, no anexo ao Teatro Deodoro, Centro de Maceió.
Os ingressos podem ser adquiridos através do link https://www.lojadeingresso.com... ou presencialmente no Armazém Anandda na R. Dep. José Lages, 372 C - Ponta Verde, os ingressos custam a partir de R$25,00, a ideia é que mais pessoas possam ter acesso a um concerto de uma orquestra, pagando um valor acessível, trabalhando assim o fortalecimento de plateia e a formação de novas.
A primeira sessão lotou com mais de uma semana de antecedência da data do concerto e a apresentação mostrou não só o amor da orquestra pelo Nordeste, mas também do público, que sorriu muito, cantou e dançou também, com pessoas que não se contiveram e levantaram de suas cadeiras para dançar ao som de peças como Asa Branca” de Sivuca, a “Suite Nordestina” de Duda do Recife.
“É um privilégio que, através de notas, acordes e sonoridades, possamos trazer este Nordeste tão vivo no imaginário cultural, artístico, social e histórico de um pais diverso como o nosso Brasil. Tolstói já dizia que "se queres ser universal, começa por pintar tua aldeia". E este é o nosso acordo, nossa paixão e nosso respeito à identidade que nos forja como povo de um lugar.", destaca o maestro e diretor artístico da orquestra, Luiz Martins.
Para essa segunda sessão, mais uma vez a filarmônica irá receber a bela e potente voz de Wilma Araújo e a irreverência, alegria, a sanfona potente e a voz marcante de Anderson Fidelis, ambos tem uma longa parceria com a orquestra, principalmente Fidelis, que faz com que qualquer apresentação da Filarmônica, tenha momentos icônicos.
“Bom, a primeira sessão foi, como tantas outras, muito especial. É sempre uma felicidade muito grande estar com a Filarmônica, pelo que ela representa para o nosso estado, pelo que ela representa para nossa cultura e somar a ela é uma honra. E fazer esse repeteco agora no dia 28 vai ser é dobrado igual a tapioca, isso é bom demais”, brinca o forrozeiro Anderson Fidelis.
Para essa segunda sessão, o público vai poder conferir peças icônicas como “Concerto Sinfônico para Asa Branca” de Sivuca, a “Suite Nordestina” de Duda do Recife, e obras emblemáticas como “Mourão” (Clóvis Pereira e Guerra Peixe) e “Fuga pro Nordeste” (Dominguinhos). Também figuram canções que marcaram gerações, entre elas “Pavão Misterioso” (Ednardo), “Retrato da Vida” (Dominguinhos e Djavan), “Frevo Mulher” (Zé Ramalho), “Bicho de 7 Cabeças” (Geraldo Azevedo & Zé Ramalho), além do virtuosismo de “Bebê”, de Hermeto Pascoal.
“Espero que o público esteja ciente de que vai ser uma noite com muita nordestinidade, muita magia da nossa terra, muita música boa e tem muito que falar não, o restante é somente ir e para ver e ver para crer, é isso aí”m finaliza Fidelis,
Com arranjos de Wilbert Fialho, Luiz Martins e Almir Medeiros, mesclando tradição e contemporaneidade, “Nordeste Vivo” faz parte da Série Mundo, que prima pelas homenagens, misturas e inventividades e também reafirma o compromisso da Filarmônica de Alagoas com a valorização da música brasileira, destacando o Nordeste como uma das mais ricas e inspiradoras fontes culturais do país.
O concerto Nordeste Vivo é apresentado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet com realização da Cooperativa dos Músicos da Orquestra Filarmônica de Alagoas, Instituto Cultural e Artístico de Alagoas e Ministério da Cultura (minc). Patrocinador Master: Sicoob ( @sicoob @sicoobnordeste @sicooblestee ) Apoio: Diteal , Secretaria de Estado da Cultura e da Economia Criativa, Governo de Alagoas , Armazém Annanda, RefresQ, Sá Menina e Padoca do Sá.
Mais lidas
-
1Arapiraca
Família nega que médico tenha estuprado a filha menor e pede justiça por assassinato
-
2Polêmica!
Ex-motorista de cantor processa Carlinhos Maia e Lucas e exige R$ 1 milhão por humilhação
-
3Quinta-feira
Veja o funcionamento do comércio e mercados em Maceió no feriado de 20 de novembro
-
4Arapiraca
Alan Carlos respondia a dois processos por estupro de vunerável
-
5Judiciário
STJ impõe exigência de “provas robustas” e reacende debate sobre proteção a mulheres vítimas de violência




