Roteiro cultural
'Fragmentos': mais um livro de arte artesanal da Editora Luz do Sol disponível na Biblioteca Graciliano Ramos

Através da Lei Paulo Gustavo, a Editora Luz do Sol lançou o livro de arte artesanal "Fragmentos", composto por 24 fotografias coloridas do fotógrafo e artista visual Pablo De Luca. Esta publicação reúne um conjunto de obras que retratam aspectos da cultura de Alagoas.
Para poder situar o leitor, o texto curatorial destacado em uma das páginas do livro, diz:
“Este conjunto de fotos conceituais com a mesma linguagem visual pretende surpreender o espectador pela sua tipologia pictórica, pois se assemelham com telas abstratas pintadas a tinta óleo ou acrílica.
Enquadrando recortes, detalhes ou "Fragmentos" escolhidos conscientemente na superfície de canoas, o autor procurou captar belas composições desde um olhar contemporâneo, ainda que buscando fazer uma releitura do estilo "Expressionismo Abstrato".
Desta forma, a ação do tempo e as marcas do trabalho dos pescadores, estampados em canoas da Laguna Manguaba em Marechal Deodoro, transformaram-se em arte através deste ensaio fotográfico. Captando os contrastes das cores sobre as cores, e principalmente os rastros deixados pelas redes, remos, e pela força da natureza: a chuva, o sol e o balanço das águas lagunares.”
Composto por 26 páginas, com a folha de rosto e o texto de apresentação, mais a capa e a contracapa, estes livros numerados, impressos em Canvas 100% Algodão Fine Art, foram encadernados artesanalmente.
Este objeto cultural tem finalidade principal de democratizar o acesso à arte, disponibilizando-a através da Biblioteca Pública Estadual de Alagoas. Para que alunos e professores de escolas públicas e universidades, incluindo aqueles que fazem parte do Programa Universidade para Todos (PROUNI), possam ter acesso.
O livro "Fragmentos" é uma obra minimalista, caracterizada pela simplicidade e beleza. É acessível para deficientes visuais, pois a Folha de rosto e a página com o Texto Curatorial também foram impressas em braile.
Com esta publicação, a Editora Luz do Sol visa contribuir para a construção da história cultural de Alagoas e do Brasil, deixando um legado para as futuras gerações.
Detalhes da Obra
- Dimensão: 33cm x 30cm
- Material: Canvas 100% Algodão Fine Art
- Impressão: Laser com três camadas de tinta e verniz UV
- Encadernação: Artesanal, costurada manualmente
Pablo De Luca, autor da obra, enfatiza que como fotógrafo de arte e arquiteto, sente que tem um compromisso com a beleza e o dever de compartilhar novas possibilidades visuais, agregadas à cultura de um lugar ímpar: a Lagoa Manguaba, no Município de Marechal Deodoro, Estado de Alagoas.
É importante ressaltar que este projeto foi selecionado no Edital nº 18/2023, Concurso Nádia Fernanda Maia Amorim da Lei Paulo Gustavo, com apoio financeiro da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de Alagoas, e a través do Ministério da Cultura, Governo Federal.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
3Novo Lino
Caso Ana Beatriz: sequestro de bebê de apenas 15 dias pode ter sido ''premeditado''
-
4Nota
Veja o funcionamento dos Correios nos feriados de abril
-
5Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'