Política
Justiça Eleitoral mantém cassação de prefeito e vice de Passo de Camaragibe
Ellisson Santos da Silva e Adeildo Petrúcio dos Santos tiveram diplomas cassados por abuso de poder econômico e estão inelegíveis
A Justiça Eleitoral manteve a cassação dos diplomas do prefeito de Passo de Camaragibe, Ellisson Santos da Silva, e do vice-prefeito, Adeildo Petrúcio dos Santos, por abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2024. A decisão, assinada nesta segunda-feira (26) pelo juiz José Ivan Melo dos Santos, da 12ª Zona Eleitoral, também mantém a inelegibilidade dos envolvidos por oito anos e a determinação de realização de novas eleições no município.
A decisão foi tomada após a análise de recursos apresentados pelas defesas, que questionavam pontos da sentença original. O magistrado acolheu parcialmente os pedidos para esclarecer fundamentos jurídicos e corrigir erros materiais, mas manteve as penalidades aplicadas.
O processo trata da distribuição irregular de combustível durante uma carreata eleitoral realizada em setembro de 2024. Conforme a sentença, foram gastos R$ 23.096,48 em abastecimentos, sem que houvesse controle sobre os veículos beneficiados ou comprovação de que o combustível foi destinado exclusivamente aos participantes do evento. Para o juiz, a distribuição massiva e indiscriminada caracterizou abuso de poder econômico.
Na decisão, o magistrado também esclareceu que a aprovação das contas de campanha não impede o reconhecimento da irregularidade. Isso porque a prestação de contas verifica a regularidade das receitas e despesas declaradas, enquanto a ação judicial analisa se o uso dos recursos comprometeu a igualdade de condições entre as candidaturas.
O juiz destacou ainda que, para a configuração do abuso de poder econômico, não é necessário comprovar que a conduta tenha alterado o resultado da eleição, mas considerar a gravidade dos fatos. No caso analisado, foram levados em conta o valor gasto, a dimensão da distribuição de combustível e a ausência de identificação dos beneficiários.
Com a manutenção da sentença, permanece a determinação de realização de novas eleições para prefeito e vice-prefeito de Passo de Camaragibe. A execução da cassação, entretanto, depende do esgotamento da instância ordinária, conforme estabelecido na decisão original. A nova sentença ainda pode ser objeto de recurso.
Mais lidas
-
1Novo sistema
Radares em rodovias estaduais de Alagoas começam a multar neste domingo (1º)
-
2Manhã de sexta
Homem é encontrado morto com marca de tiro em casa abandonada no Centro de Maceió
-
3Celebração
Tecnologia e educação ganham destaque no desfile dos 102 anos de Arapiraca
-
4Primeira reunião
Judiciário inicia preparativos para novo concurso dos cartórios
-
5Combate à violência
MP/AL assina termo de parceria ao Protocolo CIDA para acolhimento de advogadas vítimas de violência doméstica e familiar




