Política
Secretário de TI do TRE/AL participa do Teste Público de Segurança das urnas eletrônicas no TSE
O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), Henrique Méro, foi convidado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para integrar a equipe técnica do Teste Público de Segurança das Urnas Eletrônicas 2025 (TPS). O evento, realizado entre 1º e 5 de dezembro na sede do TSE, em Brasília, reúne investigadores, especialistas em segurança da informação e representantes da Justiça Eleitoral, com o objetivo de submeter os sistemas de votação e apuração – incluindo a urna eletrônica modelo UE2022 – a testes de integridade, segurança e transparência.
Durante a primeira metade do evento, a equipe técnica, incluindo o representante de Alagoas, atuou diretamente na interlocução entre os investigadores e o TSE, facilitando a comunicação e o suporte técnico necessário. Até o momento, não foram detectadas falhas ou anomalias nos sistemas analisados.
“Estamos atuando intensamente na fiscalização e interlocução entre os investigadores e o Tribunal — é fundamental garantir a segurança e a confiabilidade do processo eleitoral. Desde 2009, o TPS reafirma a segurança das urnas eletrônicas e todas as suas formas de auditoria e transparência”, afirmou o secretário Henrique Méro.
O Teste Público de Segurança é um dos pilares da auditoria da Justiça Eleitoral no Brasil, permitindo que atores externos — especialistas e representantes da sociedade — avaliem os sistemas envolvidos nas eleições, contribuindo diretamente para o aprimoramento da segurança e da transparência eleitoral antes das Eleições Gerais de 2026.
Mais lidas
-
1Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
2Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
3Maceió
Arcebispo: Igreja não vende areia à Braskem
-
4Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
5Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro




