Política
BNDES pede que Justiça intime a Gazeta a explicar falta de pagamento de parcela da recuperação judicial
Banco afirma que primeira parcela de juros venceu em novembro e não foi quitada; empresa pode ter recuperação convertida em falência
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) solicitou ao juiz Erik Costa, da 10ª Vara, que a Gazeta seja intimada a prestar esclarecimentos sobre o não pagamento de uma parcela prevista no plano de recuperação judicial aprovado em julho de 2022.
Segundo o banco, o acordo estabeleceu carência de 12 meses para o valor principal, mas determinou o pagamento mensal dos juros a partir de 25 dias após a homologação da recuperação — que só ocorreu em setembro daquele ano.
O plano também determinava que a variação do IPCA-IBGE fosse incorporada ao saldo devedor todo dia 25. Com base nessas regras, o BNDES afirma que a primeira parcela de juros deveria ter sido paga em 25 de novembro.
O banco relata ter enviado um boleto com vencimento em 27 de novembro, no valor de R$ 14.579,98, mas não recebeu o pagamento.
Diante do suposto descumprimento, o BNDES pede que a Gazeta apresente o comprovante de quitação ou justifique o atraso, sob risco de a recuperação judicial ser convertida em falência por violação das obrigações previstas no plano.
O pedido ocorre após o banco — ainda no governo Bolsonaro — ter perdoado cerca de R$ 10 milhões da dívida da empresa e ter se abstido de votar junto aos trabalhadores na aprovação do plano de recuperação em 2022.
Mais lidas
-
1Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
2Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
3Maceió
Arcebispo: Igreja não vende areia à Braskem
-
4Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
5Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro



