Política

Secretário diz que vai dar atenção especial às vítimas da Braskem

Secretário de Estado de Direitos Humanos de Alagoas, Marcelo Nascimento, fez a afirmação em entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Assembleia

Por Editoria de Política / Tribuna Independente com Assessoria 06/09/2025 08h24 - Atualizado em 06/09/2025 09h37
Secretário diz que vai dar atenção especial às vítimas da Braskem
Marcelo Nascimento reafirmou apoio após manifestação do MUVB - Foto: Divulgação

O secretário de Estado de Direitos Humanos de Alagoas, Marcelo Nascimento, declarou que terá dedicação total na defesa dos direitos das famílias atingidas pelos crimes socioambientais da Braskem em Maceió. A afirmação foi feita em entrevista ao programa Frente a Frente, da TV Assembleia, no último dia 28 de agosto.

A fala de Nascimento veio após a publicação de um artigo de Mauricio Sarmento, membro do Movimento Unificado das Vítimas da Braskem (MUVB), que destacou os impactos da mineração e manifestou esperança na atuação conjunta das secretarias de Direitos Humanos, da Mulher e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

“Espero sinceramente corresponder às expectativas e deixo aqui o meu compromisso de dar o melhor de mim para que a gente faça valer os direitos humanos e a confiança do povo alagoano”, afirmou o secretário, em resposta ao movimento.

O MUVB tem liderado ações em defesa dos moradores afetados pelo colapso geológico provocado pela exploração da Braskem, que resultou em deslocamento forçado de famílias, danos estruturais em residências, problemas de saúde e luta por indenizações justas.

Segundo Marcelo Nascimento, a atuação da secretaria será voltada para assegurar que os direitos das vítimas sejam garantidos e que a confiança da população nos órgãos públicos seja restabelecida.

A expectativa é que a união das três secretarias envolvidas possa fortalecer a defesa das comunidades atingidas e dar maior efetividade às políticas públicas voltadas para reparação social e ambiental em Maceió.

NOTA DE APOIO

Para o funcionário público Maurício Sarmento, presidente do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas e coordenador do MUVB, as mudanças no secretariado de Paulo Dantas reacendem a esperança das vítimas da Braskem.

“Foram anos de omissão: 17 hectares de mangues devastados sem reação firme da Secretaria de Meio Ambiente, e uma Secretaria de Direitos Humanos que se manteve distante até mesmo diante de relatórios nacionais em defesa dos atingidos”, afirmou ele.

“Agora, com Judson Cabral e Marcelo Nascimento assumindo as pastas, cresce a expectativa de que o Estado finalmente se coloque ao lado das vítimas e não da empresa que destruiu vidas e territórios em Maceió”, completou Sarmento, em artigo publicado pela mídia local.

Ele disse ainda que do mesmo jeito que se solidarizou com o doutor Ricardo Melro, quando o defensor público foi exonerado do Núcleo de Proteção Coletiva da Defensoria Pública do Estado, criticando a atitude do governador Paulo Dantas; reconheceu como positivas as mudanças no secretariado, com a troca de integrantes do PT.

O partido ampliou a sua atuação no primeiro escalão do governo do Estado. Tinha duas secretarias, agora tem três, com o desmembramento da Secretaria da Mulher, da Secretaria de Direitos Humanos.