Política

Médico alagoano recebe o maior título cearense e seu conterrâneo faz discurso emocionante

A homenagem, proposta pelo deputado estadual Guilherme Sampaio (PSB), ao Dr. Valdester Júniorfoi aprovada por unanimidade

Por Edmílson Teixeira/ com assessoria 15/08/2025 20h54 - Atualizado em 15/08/2025 21h17
Médico alagoano recebe o maior título cearense e seu conterrâneo faz discurso emocionante
Dr. Valdester Júnior exibe homenagem bastante emocionado - Foto: Assessoria

Em uma cerimônia marcante, a Assembleia Legislativa do Ceará concedeu, nesta quinta-feira (14), o título de Cidadão Honorário do Estado ao renomado cirurgião cardiovascular infantil, Dr. Valdester Júnior. A homenagem, proposta pelo deputado estadual Guilherme Sampaio (PSB), foi aprovada por unanimidade, em reconhecimento aos inestimáveis serviços prestados pelo médico natural de Palmeira dos Índios, especialmente no Hospital de Messejana, um centro de referência nacional em cardiologia infantil.

O plenário da Casa esteve lotado de grandes nomes da cardiologia brasileira e familiares do homenageado. A solenidade, que celebrou tanto a excelência técnica quanto a dimensão humana do Dr. Valdester Júnior, foi palco de discursos que destacaram sua dedicação em salvar vidas de crianças cardiopatas, muitas delas de famílias em situação de vulnerabilidade.



Secretário Júlio Cezar (gravata vermelha) exalta o legado do cirurgião alagoano de Palmeira dos Índios 

Um dos momentos de maior emoção da noite foi o discurso do secretário de Relações Federativas e Internacionais de Alagoas (SERFI), Júlio Cezar. Em sua fala, o secretário destacou a trajetória do Dr. Valdester Júnior, ressaltando a influência de "dois gigantes da cirurgia cardiovascular brasileira: professores Dr. Adib Jatene e Dr. José Wanderley".

"O Estado do Ceará ganha a partir de hoje mais um filho ilustre. Ganha um grande médico e um exímio cirurgião cardíaco pediátrico...", declarou Júlio Cezar, enfatizando a imensa responsabilidade da profissão. "O seu ofício não é fácil, pois a responsabilidade é imensa, já que muitas vezes o choro é doloroso e silencioso", completou.

Júlio Cezar concluiu seu discurso incentivando o médico a continuar "semeando o bem e disseminando a esperança", e estendeu a homenagem aos pais do cirurgião, Valdester Cavalcante Pinto e dona Frante de Holanda Pinto, a quem atribuiu grande parte da formação e dos valores que moldaram a carreira do filho. A homenagem, dessa forma, reforçou não apenas o reconhecimento profissional, mas também a importância dos laços familiares e dos valores que guiam o trabalho do Dr. Valdester Júnior.