Política
Bronca em Palmeira dos Índios pode virar bomba-relógio para Câmaras de Vereadores em AL
O clima esquentou de vez após um episódio nada republicano: James Ribeiro teria protagonizado uma cena constrangedora ao ameaçar e ofender o atual presidente da Câmara, Madson Monteiro
De Palmeira dos Índios vem a informação por meio das redes sociais, que a guerra política por lá ganhou novos contornos explosivos. O vereador Helenildo Ribeiro Neto e seu pai, o ex-prefeito James Ribeiro, parecem determinados a arrastar a Câmara de Vereadores e, de quebra, colocar em xeque a estabilidade de outros legislativos municipais em Alagoas. Ao lado de aliados, como Fabiano Gomes e Ronaldo Raimundo, os Ribeiro insistem em anular o processo eleitoral da Mesa Diretora da Câmara local, num movimento que soa mais como vingança política do que defesa da legalidade.
O clima esquentou de vez após um episódio nada republicano: James Ribeiro teria protagonizado uma cena constrangedora ao ameaçar e ofender o atual presidente da Câmara, Madson Monteiro, e outros parlamentares em um estabelecimento comercial da cidade. As atitudes do ex-prefeito beiram o autoritarismo e mancham o debate público com agressões verbais, demonstrando claramente que não aceita o resultado democrático quando este não lhe é conveniente.
Mas o problema está longe de ser apenas local. A possibilidade de anulação da eleição da Mesa Diretora pela força do Ministério Público acende o alerta vermelho em todas as Câmaras Municipais de Alagoas. Se essa decisão for confirmada, abrirá um precedente perigoso pois qualquer grupo político, insatisfeito com a composição da Mesa, poderá judicializar o processo, ainda que ele tenha seguido todos os ritos legais e regimentais.
Onde estão os demais vereadores do estado? O silêncio dos parlamentares alagoanos diante dessa manobra tem sido ensurdecedor. A omissão pode sair cara. Afinal, se o MP invalidar uma eleição legítima em Palmeira dos Índios, nenhuma Câmara Municipal estará a salvo de pressões políticas e articulações rasteiras.
Nosso espaço está aberto para os envolvidos nessa matéria, visto que não conseguimos contactar com nenhum dos citados
Mais lidas
-
1Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
2Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
3Maceió
Arcebispo: Igreja não vende areia à Braskem
-
4Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
5Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro




