Política
Rodrigo Cunha comemora manutenção de pensão para vítimas do zika vírus
No Senado, Cunha foi o relator do projeto que beneficia pessoas com deficiência decorrente de microcefalia associada ao zika. Foto: Agência Senado
Rodrigo Cunha comemorou a rejeição do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por parte do Congresso Nacional, votado nesta terça-feira (17), que confirmou o pagamento de pensão especial e vitalícia a crianças vítimas de síndromes causadas pelo zika vírus. A microcefalia está entre as doenças associadas ao problema.
Além da pensão, a iniciativa do Congresso também concede às vítimas indenização no valor de R$ 50 mil. O projeto em questão foi aprovado em 2024 e teve a relatoria de Rodrigo Cunha, ainda como senador da República. O benefício concedido às pessoas com doenças relacionadas ao zika vírus será equivalente ao teto pago pela Previdência Social, no valor de R$ 8.157,41.
"Conseguimos! Lutar por justiça sempre fez parte da minha vida. E essa foi mais uma batalha que assumi, junto com muitas mães corajosas, para mobilizar o Brasil em torno de uma boa causa — e que, felizmente, hoje teve um final feliz. Vitória dessas mães, que agora poderão dar mais dignidade e um tratamento melhor aos seus filhos que têm microcefalia. Vocês têm a minha admiração", declarou o ex-senador e atual vice-prefeito e secretário Municipal de Infraestrutura de Maceió.
Dados - Desde 2015, quando o primeiro caso relacionado ao zika vírus foi noticiado, nasceram no Brasil mais de 4.5 mil crianças com microcefalia.
Mais lidas
-
1Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
2Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
3Maceió
Arcebispo: Igreja não vende areia à Braskem
-
4Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
5Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro




