Política

TRE/AL aprova pedidos de tropas federais para sete municípios

Por Ricardo Rodrigues - colaborador / Tribuna Independente 25/09/2024 10h22
TRE/AL aprova pedidos de tropas federais para sete municípios
Campo Alegre é uma das cidades que o TRE deferiu o pedido de tropas - Foto: Divulgação

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), durante sessão virtual realizada ontem, deferiu o pedido de tropas federais para Marechal Deodoro, Teotônio Vilela, Junqueiro, Estrela de Alagoas, Chã Preta, Campo Alegre e Limoeiro de Anadia. Na mesma sessão, foram indeferidos os pedidos de tropas para Pindoba, Olivença e Maribondo. Apenas o pedido referente ao município de Roteiro segue em análise dos desembargadores eleitorais alagoanos.

Com isso, dos onze municípios que solicitaram reforço de tropas federais, sete foram atendidos, três tiveram os pedidos negados e um segue aguardando decisão. Segundo o presidente do TRE/AL, desembargador Klever Loureiro, o Poder Executivo estadual, responsável pelo comando das unidades de segurança pública, afirmou que as forças de segurança possuem plenas condições de assegurar o transcurso normal das eleições nos municípios em que o reforço das tropas federais fora negado.

Sobre os municípios onde houve o deferimento do reforço federal, o presidente do Tribunal não quis dar detalhes dos motivos que levaram ao pedido de reforço na segurança. No entanto, Klever Loureiro destacou que “nessas localidades, o entendimento é de que há sério risco de interferência no livre exercício do voto das eleitoras e dos eleitores, e de instabilidade no processo de votação e apuração dos resultados, o que certamente resultará em prejuízo irreparável ao processo político democrático”.

Antes de decidir acerca das solicitações, o Tribunal questionou o governo de Alagoas se as forças policias teriam condições de garantir a segurança nessas localidades. Após a resposta dada, desembargador eleitoral, relator do pedido de tropas, elaborou seu voto e o apresentou aos demais integrantes do Pleno. Como o colegiado decidiu pelo reforço na segurança do pleito em sete municípios, o TRE encaminha ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a decisão e é o órgão superior é quem dará a decisão final.

IMPUGNADOS

Até o início dessa semana, Alagoas registrava pelos menos 90 candidaturas a vereador, prefeito e vice-prefeito indeferidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), conforme dados da plataforma DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral. Há ainda 17 candidaturas com possibilidade de impugnação a serem julgadas, na corte eleitoral do Estado. Entre os candidatos impugnados está Rony Camelinho, que era candidato a prefeito por Maceió, pelo Agir, mas desistiu da candidatura, depois da impugnação.