Política

Crea-AL impugna edital de concurso público para engenheiros

Por Tribuna Independente 13/07/2024 08h02
Crea-AL impugna edital de concurso público para engenheiros
Roberto Jorge seguiu uma recomendação emitida pelo Tribunal de Contas do Estado sobre regras para concurso - Foto: Reprodução

O Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) acredita que o Fundo de Amparo ao Morador é mais uma estratégia do Município para não realizar o enfrentamento correto aos prejuízos causados pela Braskem às famílias que residiam nos bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol.

A proposta do concurso desrespeita a Lei Federal nº 4.950-A/1966, que determina o piso salarial para os profissionais de Engenharia, Agronomia e Geociências, fixando a remuneração inicial em seis vezes o salário-mínimo.

O presidente em exercício do Crea-AL, engenheiro mecânico Roberto Jorge, destaca que a atual gestão tem se esforçado para combater ações que desvalorizam a profissão, fundamental para o desenvolvimento de Alagoas e do País.

“Estamos encaminhando ofícios para a prefeitura, a comissão organizadora do certame e a empresa responsável pela aplicação da prova, solicitando que revisem a proposta e a adequem à Lei Federal. As ações de qualquer município são realizadas para o progresso, e seja em prédios construídos, ruas asfaltadas ou cuidados com o plantio, sempre precisaremos de engenheiros e agrônomos. Precisamos de valorização”, disse Roberto Jorge.

O presidente ainda lembra da recomendação conjunta que o conselho conseguiu com o Tribunal de Contas de Alagoas (TCE-AL) e Ministério Público de Contas de Alagoas (MPC-AL), onde as prefeituras foram orientadas a atenderem o cumprimento do piso salarial da Engenharia nos editais de concursos públicos municipais.

Além da ação do Crea-AL, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) iniciou uma forte mobilização nacional para combater editais que remuneram abaixo do piso salarial. Pelo site www.confeavaloriza.com.br, profissionais podem denunciar concursos que descumprem a legislação. A equipe jurídica da entidade vem tomando medidas legais sobre o tema.