Política

Mais dois eleitores são presos com comprovantes de residência falsos

Nesse domingo (5), um elitor já havia sido preso pelo mesmo motivo em São José da Tapera

Por Tribuna Hoje 06/05/2024 12h06 - Atualizado em 07/05/2024 11h18
Mais dois eleitores são presos com comprovantes de residência falsos
Urna eletrônica - Foto: Abdias Pinheiro / Secom TSE

Na manhã desta segunda-feira (6), mais dois eleitores foram presos após apresentarem comprovantes de residência falsos na solicitação e transferência de domicílio eleitoral em São Miguel dos Campos.

O caso foi registrado no fórum da cidade. Na tarde do domingo (5), um eleitor já havia sido preso em flagrante pelo mesmo motivo no município de São José da Tapera.

Os eleitores irão responder pelos crimes de uso de documento falso e transferência irregular, previstos no art. 289 do Código Eleitoral.

O Tribunal Regional Eleitoral e os Cartórios das cidades alagoanas informam que estão atentos a qualquer tentativa de fraudes.

“Todos os servidores que atuam no atendimento aos eleitores estão atentos para as tentativas de fraude na apresentação de comprovantes falsos de residência, seja presencialmente ou online. Em todo o Estado já há vários inquéritos abertos para investigar esses eleitores que tentaram enganar a Justiça Eleitoral. Quando a tentativa de fraude é detectada, um procedimento de investigação interna é aberto e as evidências são encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral, que fica responsável pelo encaminhamento da suposta fraude à Polícia Federal’’.

NOTA PF/AL

Na manhã de ontem segunda-feira (06), a Polícia Federal prendeu em flagrante 03 pessoas, uma mulher no cartório eleitoral em São Miguel dos Campos, e dois
homens no cartório eleitoral em São Miguel dos Campos pelo crime de falsidade ideológica eleitoral que consiste na elaboração de documentos falsos para fins eleitorais. Foram autuados e encaminhado para o sistema prisional, aguardando a audiência de custódia.