Política
Pressão do MDB não surtiu efeito nos vereadores para instalação da CEI da Braskem
Parlamentares não assinaram requerimento para abertura de investigação contra a empresa

A decisão da presidência do MDB em Maceió para que os vereadores assinem o requerimento para instalação da Comissão Especial de Investigação (CEI) para investigar a empresa Braskem ainda não surtiu o efeito esperado. Até ontem (26), a vereadora Teca Nelma (PSD), não havia avançado na tratativa e seguiu com sete assinaturas ao documento. Para instalar a CEI, existe a necessidade de nove assinaturas.
Em entrevista à Tribuna Independente, a parlamentar confirmou que ainda não conseguiu as nove assinaturas necessárias para a abertura da Comissão, apesar do ultimato dado pelo deputado federal Rafael Brito (MDB). Ele confirmou que a legenda fechou questão para que os vereadores apoiem a iniciativa de uma CEI contra a mineradora Braskem.
“Acredito que estão no processo de avaliação do nosso requerimento, mas confio que meus colegas vereadores entendem a importância de investigar os crimes da Braskem em Maceió e irão assinar o requerimento para que a Câmara cumpra seu papel com a nossa cidade”, afirmou Teca Nelma.
Os sete vereadores que assinaram o requerimento de criação da CEI são: a própria Teca Nelma; o vereador Joãozinho (PSD); Zé Márcio Filho (MDB); Dr. Valmir (PT); Kelmann Vieira (MDB); Fernando Hollanda (MDB) e Gaby Ronalsa (MDB).
No MDB, não assinaram o requerimento: Galba Netto (presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Maceió), Chico Filho (líder do governo de JHC), Luciano Marinho, Brivaldo Marques e Silvânia Barbosa.
Durante todo o dia de ontem, a Tribuna Independente tentou repercutir a decisão do deputado federal Rafael Brito junto aos vereadores, porém ninguém comentou o assunto.
Internamente, na Câmara de Vereadores, há uma resistência para que a Comissão Especial de Investigação seja instalada. Alguns vereadores já trataram sobre o assunto durante as sessões. O vereador Leonardo Dias (PL), por exemplo, já deixou claro que não vai assinar o requerimento.
Outro vereador, João Catunda, também já se posicionou contra a CEI da Braskem. Ele argumenta que é preciso maiores informações para que a Comissão seja aprovada e inicie os trabalhos de investigação.
Mais lidas
-
1Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
2Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
3Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
4Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas”
-
5Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia