Política

Medeiros não deve se licenciar do mandato em 2023

Por Emanuelle Vanderlei – colaboradora com Tribuna Independente 23/02/2023 09h00
Medeiros não deve se licenciar do mandato em 2023
Ronaldo Medeiros pode se ausentar do mandato na eleição municipal - Foto: Ascom ALE

Apesar de as especulações políticas envolvendo os suplentes de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), em assumir mandatos em decorrência das licenças dos parlamentares que possam se ausentar do cargo, o deputado Ronaldo Medeiros (PT), afirmou à reportagem da Tribuna Independente que não pretende se licenciar este ano.

No entanto, o deputado estadual destaca que existe a possibilidade de uma licença em seu mandato no próximo ano, quando ocorre a eleição municipal. Segundo Medeiros, é uma estratégia para fortalecer as candidaturas de aliados na disputa pelos cargos de vereador.

“Eu teria que negociar com os suplentes. Tem o Judson Cabral, o Dudu [Hollanda, PV], a Elida [Miranda, PT] e o Basile [Christopoulos, PT]”. O petista menciona os suplentes da Federação Brasil da Esperança, pela qual foi eleito em 2022 para o atual mandato. De todos os suplentes citados, apenas Dudu Hollanda, do Partido Verde, pertence a um partido diferente do dele.

O Partido dos Trabalhadores em Alagoas conta apenas com um deputado estadual na ALE, que é Ronaldo Medeiros. O parlamentar é aliado do governo Paulo Dantas (MDB), que na última eleição, apoiou a candidatura vitoriosa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República.
No último mandato, Ronaldo Medeiros foi base do ex-governador Renan Filho e na eleição ocorrida na Assembleia Legislativa do Estado, votou em Paulo Dantas, que era deputado e assumiu o cargo de governador após a renúncia do ex-governador.

Na Câmara de Vereadores, o PT conta apenas com o mandato do médico Valmir, que também concorreu para deputado estadual, mas ficou na 6ª suplência da federação e, caso continue com o desempenho pouco expressivo, deve ter dificuldades para manter a cadeira no pleito do ano que vem.