Política

Militares divulgam versão de que punirão envolvidos na intentona golpista

Comandantes das Forças Armadas estariam dispostos a enterrar 'precedente Pazuello' com punição a militares que participaram da intentona golpista do dia 8

Por Brasil 247 13/01/2023 06h48
Militares divulgam versão de que punirão envolvidos na intentona golpista
General Júlio Cesar de Arruda, comandante do Exército - Foto: Agência Brasil

De acordo com a coluna Painel da Folha de S.Paulo, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e os comandantes das Forças Armadas decidiram ser duros e rápidos na punição de militares que tenham participado dos atos golpistas de domingo (8), que terminaram em depredação aos prédios dos três Poderes.

A decisão fteria sido tomada após reunião dos militares com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na segunda-feira (9). Na reunião, os comandantes Júlio César de Arruda (Exército), Marcos Sampaio Olsen (Marinha) e Marcelo Kanitz Damasceno (Aeronáutica) afirmaram que não há problemas com as tropas, que seguem disciplinadas e com respeito à hierarquia.

Para além do discurso feito a Lula, houve um entendimento entre os militares de que uma resposta rápida sobre os participantes do ato golpista deveria ser dada para aplacar as suspeitas de que há conivência nos comandos.