Política

Datafolha: Maioria dos brasileiros é contra atos golpistas

Por determinação de Alexandre de Moraes, a PF cumpriu 81 mandados de busca e apreensão contra envolvidos em manifestações antidemocráticas

Por Julinho Bittencourt com Revista Fórum 22/12/2022 06h51
Datafolha: Maioria dos brasileiros é contra atos golpistas
Ônibus em chamas em viaduto em Brasília - Foto: Reprodução

O Datafolha fez um levantamento sobre o que os entrevistados acham dos atos antidemocráticos que ocorrem pelo país contra o resultado das eleições, vencida por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De acordo com a pesquisa, três quartos (75%) dos brasileiros se dizem contrários aos atos. Destes, 56% acham que os bolsonaristas que estão pedindo golpe militar devem ser punidos, pois consideram que elas precisam respeitar a Constituição e o resultado da eleição. Enquanto 40% avaliam que elas não devem ser punidas, porque têm o direito de se manifestar contra a democracia.

Apenas 21% dos entrevistados foram favoráveis aos atos golpistas nas portas dos quartéis e bloqueios de rodovias.

Prisões

Por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a Polícia Federal (PF) cumpriu 81 mandados de busca e apreensão na semana passada, em 15 de dezembro, contra envolvidos em manifestações antidemocráticas.