Política

Novo presidente do Sinteal garante reforço na luta pela educação

Por Thayanne Magalhães com assessoria 10/12/2022 09h33 - Atualizado em 10/12/2022 10h01
Novo presidente do Sinteal garante reforço na luta pela educação
Izael Ribeiro é o novo presidente do Sinteal; Consuelo Correia é a vice - Foto: Assessoria

O novo presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) é Izael Ribeiro Gomes e tem como vice-presidente, Consuelo Correia. A Eleição da Chapa 01 (Única) “Somos fortes, somos Sinteal”, foi definida na noite de quarta-feira (7) e divulgada pela Comissão Eleitoral Geral (CEG).

“Nós queremos aprofundar o enraizamento das políticas do Sinteal nos municípios, com sindicalização, negociação com os gestores, comunicação e assistência sindical, continuar e ampliar as caravanas do Sinteal em toda região, tornar o futuro centro cultural do Sinteal em uma importante referência para as educadoras e educadores, movimentos sociais e sociedade alagoana. Iremos, ainda, realizar eleições para representantes do Sinteal em cada escola, e Núcleos Municipais do Sinteal, ampliar nossos coletivos de aposentados, funcionários e jovens, realizar eventos esportivos e culturais com a participação da base da educação”, disse o novo presidente do Sindicato à Tribuna Independente.

“Iremos fortalecer as lutas contra o machismo, racismo e a homofobia com a participação dos educadores representados pelo Sinteal. Fortalecer a unidade da categoria e com os demais servidores públicos”, concluiu.

Serão quatro anos conduzindo do Sinteal na luta pelos interesses dos trabalhadores da Educação em Alagoas. Segundo as informações compiladas pela CEG, foram computados 8226 votos, sendo 7501 votos válidos totais, com 7154 para a Chapa 01, 149 votos brancos e 198 votos nulos.

O pleito ficou marcado pela primeira experiência de votação online no sindicato, com os filiados votando através do seu telefone ou computador. “O processo eleitoral ocorreu de forma tranquila e acessível. Tivemos alguns contratempos naturais para um processo novo, mas a avaliação foi muito positiva”, destacou Milton Canuto, presidente da Comissão Eleitoral.

A posse das chapas eleitas pelos trabalhadores para a Executiva estadual, Núcleos Regionais e para Conselho Fiscal pelo conjunto de trabalhadores em Educação no Estado de Alagoas, divulgada pela Comissão Eleitoral Geral, acontecerá no próximo dia 20 de dezembro.

NÚCLEOS REGIONAIS

Para as Direções Regionais o resultado ficou da seguinte forma: Arapiraca que tinha duas chapas disputando elegeu a chapa 10, com 453 votos contra 307 da chapa 11 (3 votos brancos e 1 nulo). Pão de Açúcar também deu vitória para a chapa 10, com 450 votos em cima dos 197 da chapa 11 (1 voto branco e 1 nulo). Já em União dos Palmares a chapa 11 venceu com 394 votos contra 351 (1 voto branco e 2 nulos).

Em São Miguel dos Campos foram 575 votos na chapa 10, 9 votos em branco e 19 nulos. Palmeira dos Índios teve 685 votos na chapa 10, 4 votos em branco e 9 nulos. Em Viçosa foram 228 votos na chapa 10, 4 brancos e 2 nulos.

Em Santana do Ipanema foram 500 votos na chapa 10, 3 brancos e 3 nulos. Penedo também confirmou a chapa 10 com 236 votos. Duas pessoas votaram em branco e uma anulou. A chapa 10 também foi eleita em Matriz de Camaragibe, com 155 votos contra 2 brancos e 2 nulos.

Em Delmiro Gouveia, 908 pessoas votaram na chapa 10, 12 em branco e 22 anularam. E por fim Rio Largo elegeu a chapa 10 com 385 votos, lá foram 3 votos em branco e 7 nulos.