Política
Paulo Dantas é o único que cresce no Datasensus
Atual governador abriu vantagem dos adversários; no Senado, Renan Filho aparece com três vezes mais intenções de voto que segundo colocado

O governador Paulo Dantas (MDB) foi o único pré-candidato ao Palácio República dos Palmares a crescer na intenção de votos do Instituto Datasensus, que divulgou pesquisa na última segunda-feira (1º), em parceria com o portal BR 104. No levantamento divulgado em 4 julho, o emedebista pontuou em 26,6%, no de segunda, 30,7%. Também foi feita amostragem para presidente.
De acordo com o Datasensus de 1º de agosto, o segundo é Fernando Collor (PTB), com 18,6%. Em seguida, na terceira posição, está Rodrigo Cunha (União Brasil), com 15,5%; e Rui Palmeira (PSD), em quarto, com 12%. Cícero Albuquerque (PSOL) obteve 1,5%. Brancos ou nulos somaram 7,7%; Não sabe ou não opinou, 14%.
Foram realizadas 5.032 entrevistas em 101 municípios entre os dias 29 e 30 de julho. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 1,4%. Número de identificação na Justiça Eleitoral: AL-03104/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral BR-07596/2022.
Na pesquisa do mesmo instituto divulgada em 4 de julho, Fernando Collor pontuou em 18,8%; Rodrigo Cunha, 17,8%; e Rui Palmeira, 11,9%. Ou seja, Rodrigo Cunha caiu 2,3% pontos em, aproximadamente, um mês e Fernando Collor e Rui Palmeira oscilaram dentro da margem de erro do Datasensus: 1,4%.
Os números do Datasensus reafirmam a consolidação de Paulo Dantas, que tenta a reeleição, à frente das intenções de voto para governador e foram parecidos com os do Instituto Ibrape, divulgado no último dia 26 de julho.
REJEIÇÃO
No quesito rejeição, de acordo com o Instituto Datasensus, quem lidera é Fernando Collor, com 35% e bem acima dos demais concorrentes.
Paulo Dantas e Cícero Albuquerque empatam com 9%; Rui Palmeira teve 8%; e Rodrigo Cunha, 7%.
32% entrevistados não souberam ou não opinaram sobre qual candidato não votariam.
SEGUNDO TURNO
O Datasensus simulou um segundo turno entre Paulo Dantas e Fernando Collor e aponta que o atual governador seria reeleito com 53% dos votos, enquanto o senador teria 30%.
Brancos e nulos e pessoas que não souberam opinar somaram 17%.
SENADO
Se os números apontam para a consolidação de Paulo Dantas em busca de sua reeleição, eles reafirmam o favoritismo do ex-governador Renan Filho (MDB) para o Senado. De acordo com o Datasensus, o emedebista possui 56,8% das intenções de voto.
Na segunda colocação está o deputado estadual Davi Davino Filho (PP), com 18,5%, três vezes menos que o ex-governador.
No comparativo com o Datasensus divulgado em 4 de julho, Renan Filho cresceu 8,8%, passando de 48% para os atuais 56,8%.
Já Davi Davino Filho subiu de 12,8% para 18,5%.
PRESIDÊNCIA
De acordo com os dados coletados pelo DataSensus, Lula (PT) aparece na pesquisa com 47,8%, no cenário estimulado, contra 31,5% do atual presidente do país, Jair Bolsonaro (PL). No mesmo cenário, Ciro Gomes do PDT, aparece com 3,6%, e André Janones (Avante) com 2,0%, da intenção de votos entre os alagoanos. 5,2% declararam nulo ou em branco, e cerca de 8,7% afirmaram que não sabem ou não opinaram.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia
-
3Desfecho sombrio!
Descubra quem é o sequestrador da série ‘O Domo de Vidro’
-
4Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
5Galo
CRB encerra treinos em São Paulo e segue nesta quarta para Santos