Política
Esmal lança cartilha sobre processo eleitoral e combate às fake news
Evento ocorre sexta (29), com palestra para 300 estudantes de escolas públicas; ação é parceria entre PCJE, Biblioteca Geral do Judiciário e TRE/AL

O Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), em parceria com a Biblioteca Geral do Judiciário e o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), realiza, na sexta-feira (29), a palestra ‘Eleições no Brasil: é importante participar’, com o objetivo de conscientizar cerca de 300 estudantes do ensino médio em relação ao voto e ao combate às fake news.
Na atividade, que será realizada no Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), a partir das 9h, haverá a distribuição da cartilha ‘Vota melhor quem se informa’, com orientações sobre o processo eleitoral e dicas para identificar quando uma notícia é falsa. O material apresenta informações sobre a importância do voto, as funções dos cargos que serão preenchidos com as eleições de outubro, além de formas de identificar quando as informações compartilhadas como notícias são falsas, O documento foi elaborado pelo PCJE e pela Biblioteca do Judiciário.
“O objetivo da cartilha é alertar sobre a importância do uso consciente da informação durante o processo eleitoral, evitando a propagação de notícias falsas e de cunho duvidoso, que são tão danosas à democracia”, diz a diretora da Biblioteca, Mirian Alves, salientando que a cartilha foi idealizada de maneira lúdica e educativa, visando cativar o público mais jovem.
Durante o evento haverá palestras do juiz Hélio Pinheiro Pinto, do TJAL, e dos servidores do TRE, Yuri Gonçalves, secretário da Escola Judicial Eleitoral, Lucas Gomes, do Núcleo de Estudos Eleitorais, e Gustavo Santos, do Núcleo de Cidadania.
Para Mirian Alves, o público mais jovem também pode atuar como multiplicador das informações em casa, alertando os pais, parentes, vizinhos, sobre a importância de se informar para votar bem. “Queremos orientá-los sobre os perigos de compartilhar conteúdos duvidosos, a desinformação, pois é uma conduta que atrapalha, e muito, o processo democrático", finaliza Mirian Alves.
Participam da palestra os estudantes do 1º ano do ensino médio das escolas estaduais Anaias de Lima; Edmilson Pontes; Mário Broad; Princesa Isabel e Centro Cyro Accioly.
Mais lidas
-
1Superação e resistência
A impressionante história real por trás do filme Perdido na Montanha
-
2Regras rigorosas
Lei obriga uso de focinheira e guia curta para cães de raças agressivas em AL
-
3Acordo Coletivo
Mesmo com lucro de R$ 706 milhões, Equatorial tenta cortar direitos de trabalhadores
-
4Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
5Agentes de endemias e comunitários de saúde
Batalha judicial dos Agentes de Saúde chega ao fim e Justiça reconhece direito ao piso salarial e retroativos