Política

Governo de Alagoas estreita relações institucionais com Consulado Americano

Paulo Dantas recebe diplomatas e apresenta ações do Governo do Estado que são referências no Brasil

Por Tribuna Independente 23/07/2022 11h11
Governo de Alagoas estreita relações institucionais com Consulado Americano
Governador entre a cônsul-geral dos Estados Unidos no Recife, Jessica Simon, e a vice-chefe da Missão dos EUA no Brasil, Michelle - Foto: Divulgação

O governador Paulo Dantas recebeu esta semana, no Palácio República dos Palmares, a cônsul-geral dos Estados Unidos no Recife (PE), Jessica Simon, e a vice-chefe da Missão dos EUA no Brasil, Michelle Esperdy. Paulo agradeceu a visita e classificou o momento como um marco histórico, uma vez que serviu para estreitar relações comerciais e culturais com os norte-americanos. Ele pontuou as ações do Governo nas áreas sociais, educação, saúde, segurança pública e economia, que foram elogiadas pelas diplomatas.

Presentes ao encontro, as secretárias de Estado Luiza Barreiros (Gabinete Civil), Maria Silva (Mulher e Direitos Humanos), Maria Cláudia Gomes Chaves (Trabalho), Maria Gevan (Infraestrutura), Renata dos Santos (do Planejamento, Gestão e Patrimônio), Manu Farias (Desenvolvimento Social), Roseane Ferreira (Educação) e Adriana Araújo (Controladoria-Geral do Estado) chamaram a atenção das diplomatas. “Ficamos muito impressionadas quando chegamos aqui (no Palácio República dos Palmares) e vimos toda a sua equipe presente, formada na sua maioria por mulheres”, contou Jessica Simon.

Paulo Dantas ressaltou o trabalho desenvolvido pelo secretariado feminino e afirmou que essa composição tornou o Estado referência para o país. “Entramos para a história do Brasil como o governo que tem mais mulheres ocupando cargos de primeiro escalão. Vale destacar que todas elas estão fazendo um excelente trabalho à frente de suas pastas”, completou.
A vice-chefe da missão dos Estados Unidos, Michelle Esperdy, observou a importância do encontro para reforçar os laços entre os EUA e a região Nordeste, algo que já existe há mais de 200 anos. “Os Estados Unidos têm mantido relações diplomáticas com a região Nordeste do Brasil por mais tempo que quase qualquer outro lugar do mundo. Essa relação ocorre desde 1815; são mais de 200 anos”, disse Michelle Esperdy.

Paulo analisou que essa parceria é muito importante para construir um intercâmbio cultural e econômico com Alagoas. E colocou o governo do Estado à disposição das diplomatas, pontuando ações que têm transformado vidas e se tornaram exemplos para o Brasil.
“Somos referência no Brasil, desde o início do mandato do ex-governador Renan Filho, que sempre priorizou a transparência, evitou desperdícios, privilegiou equipes técnicas de qualidade e promoveu outras melhorias que fizeram Alagoas avançar”, disse Paulo Dantas, afirmando que o Governo do Estado pretende dobrar o PIB até o final de 2026, atingindo a marca de R$ 120 bilhões.

Ações inclusivas

Paulo Dantas citou também o papel transformador do Programa Vida nas Grotas, que levou melhorias para 54 comunidades e deverá levar ações de desenvolvimento para mais 25 grotas. O programa venceu o Prêmio World Smart City Awards 2020 na categoria Qualidade de Vida & Inclusão.

“O Vida nas Grotas tem uma abordagem de ‘cidades inteligentes’, que visa o desenvolvimento urbano e melhora a qualidade de vida dos habitantes”, explicou. Além da revitalização, que levou mais qualidade de vidas às comunidades, o programa diminuiu o índice de criminalidade nessas localidades.

Sobre a Educação, o governador ressaltou os concursos públicos realizados na área, inclusive, para a população indígena. “Fizemos um concurso público com a abertura de vagas para professores indígenas, para que a tradição e a cultura sejam passadas por pessoas que vivem a realidade e têm raízes indígenas”, disse.

Ainda na oportunidade, Paulo Dantas também anunciou que pretende ampliar a cadeia de gás no Estado, que trará benefícios diretos para os municípios do Pilar, Coruripe e São Miguel dos Campos. Outra iniciativa destacada foi o leilão para prestação de serviços de saneamento básico de Alagoas, que contou com investimentos de R$ 11 bilhões.