Política

Sindicatos enviam carta contra a privatização da Eletrobrás para parlamentares

Movimentos criticam a possibilidade de as empresas privadas que operam no mercado decidirem os rumos do país

Por Thayanne Magalhães 05/09/2017 08h59
Sindicatos enviam carta contra a privatização da Eletrobrás para parlamentares
Reprodução - Foto: Assessoria

A possibilidade da privatização da Eletrobrás tem preocupado movimentos sindicais, que se posicionam contra a proposta do atual governo.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Urbanitarios de Alagoas, Nestor Powell, a carta tem como objetivo principal destacar o risco para o país da privatização da CHESF e do sistema energético do país.

“Estamos falando das empresas responsáveis não só pela energia do país, como também  pelas águas dos principais rios, destacando o Rio São Francisco. A CHESF, empresa do sistema Eletrobrás, é responsável pelas Águas do Rio São Francisco, e, consequentemente, é responsável pela transposição do rio, obra que hoje abastece com água milhões de famílias. Estamos portanto, alertando para o fato de que o sistema Eletrobrás é um complexo que exerce o controle sobre a energia do país e um dos seus  principais recursos naturais, que é água”, destacou Nestor Powell.

O presidente do Sindicato dos Urbanitários alertou ainda para o fato de que, com a privatização, soberania nacional será posta em risco.

“Também entra nesse debate a privatização das distribuidoras, a exemplo da Eletrobrás Alagoas, responsável por distribuir energia para o estado. Graças ao empenho dos trabalhadores e trabalhadoras, a empresa tem alcançado suas metas e nutrido êxito no seu papel principal que é garantir energia elétrica para todos. Cabe ressaltar que foi a empresa Eletrobrás Alagoas, como parte do Programa Luz Para Todos do governo Federal, lançado durante o governo do ex Presidente Lula, que possibilitou a expansão da rede de energia elétrica em todo país, sobretudo na região nordeste. Foi a Eletrobrás Alagoas, dentro desse programa, que levou luz e energia elétrica para milhares de famílias que dependiam do candeeiro”, afirmou. 

Para Nestor Powell, a Eletrobrás provou que é possível expandir e manter um atendimento com qualidade.

“Defendemos a Eletrobrás pública porque seu principal objetivo deve ser o compromisso social com o país e cada brasileiro, de levar energia elétrica a preço justo para toda a população, seja no interior ou na capital. Defender a Eletrobrás é defender o Brasil”, concluiu.. 

Segue a carta na íntegra:

Ao Excelentíssimo Senhor

As entidades sindicais, abaixo relacionadas, vêm alertar sobre a real possibilidade de privatização da CHESF, uma empresa vital para o povo do Nordeste.

Nos últimos meses o Governo Federal, tendo a frente o Ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, tem se posicionado favorável ao processo de privatização de várias empresas que compõem o Sistema Eletrobras, como as distribuidoras de energia, nas regiões Norte e Nordeste, e as geradoras e transmissoras, em especialmente a Chesf.

Anunciada neste mês, pelo Ministério de Minas e Energia, um comunicado da proposta de diminuição da participação societária do Governo Federal na Eletrobras, o comunicado põe como única alternativa a captação de novos investidores, provavelmente os Chineses, que estão ávidos em se apossar de nossa Amazônia, e de nossas riquezas naturais, mas, principalmente por possuir a maior riqueza mundial, a Água.

Além de apresentar propostas para alteração do Marco Regulatório do Setor Elétrico Nacional, abandonando o conceito de energia elétrica como serviço e bem público e alteram o atual modelo, que é estruturado em torno de três eixos: universalização, modicidade tarifária e garantia de suprimento. Já o novo modelo, projeta as privatizações, liberdade total de compra e venda de energia e implantação de um mercado livre total. Ou seja, as mudanças marcam o fim da política energética de Estado no Brasil, que passaria a ser gerida totalmente pelo setor privado. Na prática, as empresas privadas que operam no mercado é que decidirão os rumos do país.

É inegável o papel estratégico que a Chesf desempenha para toda região Nordeste, sua área de atuação é ímpar, pela responsabilidade e ações destinadas a toda sociedade, sejam essas ações de caráter ambiental, ligado à sobrevivência do Rio São Francisco, social, cultural, financeiro, seja com a absorção dos profissionais formados pelas universidades e escolas técnicas da região, seja na organização, provimento e assessoramento de comunidades carentes e afetadas por elas, seja na geração de postos de trabalho. A Chesf age de forma a promover o desenvolvimento regional onde está inserida, formando na memória viva da população uma identidade e uma referência.

A Chesf é um símbolo para o Nordeste. Pioneira no estudo e desenvolvimento de fontes alternativas de energia, domina a tecnologia de construção de usinas em rocha (como as hidrelétricas do complexo de Paulo Afonso), acumula um profundo conhecimento técnico sobre as particularidades da região Nordeste e sobre a gestão das águas do Rio São Francisco e do controle de sua vazão para o uso múltiplo do rio, inclusive essencial para o abastecimento da transposição do Rio para atender toda Região Nordeste. Tudo isto vai se perder se a Chesf for privatizada. 

Por tudo isso, as entidades sindicais, trabalhadores e sociedade  vem lhe CONVIDAR para participar da campanha contra a privatização da Chesf, Eletrobras e do Rio São Francisco e por uma Chesf Pública,  já estar programado:

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS NO ESTADO DE PERNAMBUCO:

Dia 05.09

. Audiência Pública em Defesa das Empresas Públicas e Contra a Privatização

Local: Câmara Legislativa do DF

Resp.: FURCEN

 Dia 12.09

Lançamento da Rede Parlamentar em defesa do setor elétrico

. Câmara dos Deputados

Local: Auditório Nereu Ramos - 09h00

- Convocatória do CNE

 Dia 13.09

INTER Distribuidoras

. Entrega do Projeto de Lei, a Mesa Diretora da Câmara para retirada das Distribuidoras do PND

Local: Câmara dos Deputados

Resp.: INT Dist

 Dia 13.09

Audiência Pública contra o desmonte do Estado Brasileiro

Local: Câmara dos Deputados - 13h00

Dia 14.09

CHESF

. Audiência Pública na Câmara dos Vereadores

Local.: Petrolina

Resp.: FRUNE

Dia 14.09

ELETRONORTE

. Audiência Pública na ALEPA

Local: Belém

Resp.: Bianor/Costa

 Dia 14.09

. Dia Nacional de Luta - Convocada pela CUT 

Dia 15.09

ELETRONORTE

. Ato político em defesa da ELETRONORTE

Local: Belém

Resp.: Bianor/Costa

- Convocatória do CNE

Dia 21.09

ELETROBRAS

. Seminário no Clube de Engenharia

Local: Rio de Janeiro

Resp.: Base Rio

Dia 22.09

CESP

. Manifestação contra o leilão da Hidrelétrica Porto Primavera

Local: Porto Primavera

Resp.: FTIUESP

Dia 26.09

. Audiência Pública em defesa do Setor Elétrico

Local: Câmara dos Deputados

- Convocatória CNE

OUTUBRO

 Dia 03.10

ELETROBRAS

. Ato político, grande manifestação, em defesa da ELETROBRAS

Local: Rio de Janeiro

Resp.: CNE/Base Rio - Plataforma/FBP

- Convocatória do CNE

Dia 04.10

CHESF

Manifestação em defesa da CHESF

Local: Petrolina

Resp.: FRUNE

Dia 04.10

ELETROSUL

. Audiência Pública na ALESC

Local: Florianópolis

Resp.: INTERSUL

 As audiências, o ciclo de debates e atos contarão com a presença de especialistas do setor elétrico, parlamentares, convidados e movimentos sociais.

 Contamos com vossa presença, aguardamos contato

Atenciosamente,

Fernando de Andrade Neves

Secretário de Energia FRUNE- Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste 

Rua Barão de São Borja, 226 - Boa Vista, CEP 50070-325 Recife-PE, Fone (081) 3221.3919 /  E-mail: [email protected]    -  (81) 9986532843

 

Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco (SINDURB-PE)

Sindicato dos Eletricitários da Bahia (SINERGIA-BA)

Sindicato dos Urbanitários do Piauí (SINTEPI)

Sindicato dos Eletricitários do Ceará (SINDELETRO-CE)

Sindicato dos Eletricitários de Sergipe (SINERGIA-SE)

Sindicato dos Urbanitários de Alagoas (STIU-AL)

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas da Paraíba (STIU-PB)

Sindicato dos Trab. nas Indústrias de Energia Elétrica do Rio Grande do Norte (SINTERN)