Polícia
SSP já promoveu mais de 7 mil visitas comunitárias em ações de prevenção
Iniciativas buscam fortalecer a rede de proteção e aproximar as forças de segurança das comunidades em situação de vulnerabilidade

A Chefia de Articulação Política da Prevenção da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) já fez mais de 7 mil visitas comunitárias desde janeiro deste ano. As ações têm como foco atender comunidades e pessoas em situação de vulnerabilidade em Maceió e em Marechal Deodoro, com o objetivo de identificar, priorizar e solucionar problemas locais.
Somente no mês de setembro, foram registradas 897 visitas comunitárias, conduzidas por equipes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar. As atividades contemplaram o município de Marechal Deodoro e, na capital, ocorreram nos bairros Vergel do Lago, Jacintinho, Clima Bom, Cidade Universitária, Eustáquio Gomes e Benedito Bentes.
.jpeg)
De acordo com o chefe de Articulação de Polícia Comunitária da SSP, capitão Alex Acioli, o trabalho tem sido essencial para reforçar a confiança e a presença das forças de segurança junto à população.
.jpeg)
“Proteger grupos vulneráveis das comunidades é de grande relevância para a Segurança Pública. As visitas comunitárias trazem confiança ao cidadão. Quando passamos a ter um olhar diferenciado para essas ocorrências, conseguimos prevenir e oferecer respostas efetivas à comunidade, além de contribuir para a redução da criminalidade”, destacou.
As ações fazem parte dos programas Na Base do Sossego, Pessoa Idosa Protegida, SSP na Escola e Interior Seguro, que contam com o apoio das oito Bases Comunitárias de Segurança (BCSs) da Polícia Militar, instaladas em áreas estratégicas e mais vulneráveis.
.jpeg)
Os programas
Na Base do Sossego – Tem como objetivo promover a tranquilidade e a segurança nas comunidades, aproximando as forças de segurança da população e combatendo a poluição sonora. As ações envolvem visitas, orientações, fiscalizações e diálogo com os moradores.
Pessoa Idosa Protegida – Trabalha pela garantia de direitos e pela qualidade de vida da população idosa, com foco no combate à violência contra esse público. O programa realiza visitas, fiscalizações de denúncias e executa a Operação Virtude, iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
SSP na Escola – Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o programa promove oficinas de primeiros socorros com o Corpo de Bombeiros, ações do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e palestras de prevenção à violência voltadas à comunidade escolar.
.jpeg)
Interior Seguro – Nova e promissora iniciativa que busca expandir as ações preventivas da SSP para o interior do estado, fortalecendo a rede de proteção a grupos vulneráveis por meio de visitas comunitárias, ações educativas e operações de repressão qualificada.
Mais lidas
-
1Rodada 32
CRB encara a Ferroviária nesta segunda-feira no Rei Pelé
-
2Salvador Lyra
Vídeo: incêndio de grandes proporções atinge fábrica de plástico no Distrito Industrial de Maceió
-
3The Pink Marine
Boots é baseada em história real? Conheça a nova série da Netflix
-
4Vem por aí!
Final de Leila em 'Vale Tudo' será diferente da versão original
-
5Perfumaria
O Boticário celebra o Dia do Nordestino com histórias de saudade, permanência e reencontro com a região