Polícia

Acidente aéreo: Polícia Federal apreende drogas e investiga identificação de proprietário

Operação de resgate retira destroços de avião que transportava cerca de 200kg de cocaína

Por Tribuna Hoje 15/09/2025 15h52 - Atualizado em 15/09/2025 21h58
Acidente aéreo: Polícia Federal apreende drogas e investiga identificação de proprietário
Avião monomotor transportava 180 quilos de drogas - Foto: Ascom PM/AL

 A Polícia Federal (PF) divulgou uma nota oficial sobre o acidente aéreo ocorrido em Coruripe, no estado de Alagoas, no domingo (14). Durante a operação de resgate, mais de 180 tabletes de substância entorpecente foram localizados na aeronave que transportava aproximadamente 200 quilos de cocaína.

A aeronave, registrada na Zâmbia, caiu por volta das 13h30 de domingo, em uma plantação de cana-de-açúcar. O piloto, identificado como Timothy J. Clarck, de 46 anos e nacionalidade australiana, não sobreviveu ao acidente. As primeiras investigações indicaram que a substância encontrada é cocaína, com um valor estimado superior a R$ 9 milhões no mercado ilícito.

INVESTIGAÇÃO

A PF, após identificar indícios de envolvimento transnacional, coordenou a apreensão do material ilícito, incluindo documentos, aparelhos eletrônicos e a própria aeronave. A investigação segue para identificar o proprietário da carga de drogas, com a abertura de inquérito policial para aprofundar os fatos.

Na manhã desta segunda-feira (15), os destroços da aeronave começaram a ser removidos da plantação de cana-de-açúcar, com o auxílio de um caminhão guindaste tipo munck. A operação é acompanhada pela Polícia Militar, que mantém a área isolada para garantir a segurança da perícia.

Além disso, a Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL) acionou o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) da Força Aérea Brasileira para investigar as causas do acidente.

A Polícia Civil e a Polícia Federal seguem à frente da apuração, com a expectativa de que a descoberta de documentos e aparelhos eletrônicos na aeronave ajude a desvendar a origem e o destino da carga ilícita.