Polícia
Dois homens são presos por compartilhamento de pornografia infantil na internet em Maceió e Rio Largo
investigações, que duraram cerca de seis meses, tiveram início após o monitoramento de plataformas de compartilhamento de dados
Dois homens, de 25 e 29 anos, foram presos em flagrante na manhã desta quarta-feira (20), suspeitos de compartilhar conteúdo de pornografia infantil pela internet. As prisões ocorreram em Maceió e Rio Largo, durante a Operação Conexão Segura, realizada pela Polícia Civil de Alagoas.
As investigações, que duraram cerca de seis meses, começaram após o monitoramento de plataformas de compartilhamento de dados identificar usuários transmitindo e recebendo arquivos com cenas de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes.
A operação foi coordenada pela Delegacia de Combate aos Crimes contra Criança e Adolescente (DCCCA) e teve como objetivo combater crimes de pornografia infantojuvenil, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em residências ligadas aos investigados. Os agentes apreenderam materiais de informática que teriam sido utilizados na prática dos crimes, além de outros elementos que podem contribuir para o avanço das investigações. Segundo a polícia, os presos não tinham ligação entre si.
“Esses alvos não têm relação em comum. Investigamos cada um individualmente. Algumas informações surgiram a partir de investigações próprias, outras por meio de boletins de ocorrência e também de dados compartilhados pela Polícia Federal, quando identificaram indivíduos armazenando esse tipo de material na internet”, explicou a delegada Talita Aquino.
Em Maceió, as ações se concentraram nos bairros Mangabeiras, Trapiche da Barra, Clima Bom, Cidade Universitária e Benedito Bentes. A operação foi comandada pelas delegadas Talita Aquino, titular da DCCCA, e Maíra Balby, delegada adjunta.
A delegada reforçou que o armazenamento de qualquer conteúdo de pornografia envolvendo crianças ou adolescentes é crime e orientou a população a denunciar. “Qualquer pessoa que receber esse tipo de material não deve compartilhar. É fundamental informar à polícia para que possamos identificar e responsabilizar quem pratica esses crimes. A denúncia pode ser feita de forma anônima em qualquer delegacia”, alertou Talita.
A polícia segue com as análises do material apreendido para identificar possíveis conexões e ampliar o alcance da investigação. Os presos nesta manhã passarão por audiência de custódia nas próximas 24 horas.
A Polícia Civil reforça a importância da participação da população no combate a esse tipo de crime. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 181, com garantia de sigilo e proteção às vítimas.
Mais lidas
-
1Relator
Alfredo Gaspar avança para nova fase da CPMI do INSS e pede convocação dos CEOs dos principais bancos envolvidos em consignados
-
2Cinema
O que significa Bugonia? Título do filme com Emma Stone é explicado
-
3Tragédia!
Mãe da atriz Mel Maia é encontrada morta no RJ
-
4Segurança
Suspeitos de homicídio em Marechal Deodoro morrem em confronto com Polícia Militar
-
5É hoje!
'Zootopia 2', 'Bugonia' e 'Morra, Amor' chegam aos cinemas




