Polícia
Alagoas registra 719 apreensões de equipamentos sonoros este ano
Mais de 2,4 mil visitas técnicas foram realizadas no primeiro semestre de 2025

Desde o início de suas operações, o programa Na Base do Sossego já resultou na apreensão de 719 equipamentos sonoros utilizados irregularmente em Alagoas, contribuindo para a redução da poluição sonora e o restabelecimento da ordem pública em diversas regiões do estado. Só no primeiro semestre de 2025, foram 2.423 visitas técnicas, número que já supera o total registrado durante todo o ano passado (1.953 visitas).
Coordenado pela Chefia de Prevenção da Violência da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o programa atua no combate à perturbação do sossego, a partir de denúncias recebidas pelo telefone 190.
As informações são analisadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que identifica os endereços com maior reincidência da contravenção. Com base nesses dados, equipes especializadas realizam visitas técnicas e oferecem orientações aos envolvidos.
Além dessas visitas, o programa também realiza operações integradas entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e o Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM). Somente entre janeiro e junho deste ano, 167 operações foram executadas nos municípios de Maceió e Marechal Deodoro.
De acordo com o chefe de Articulação de Polícia Comunitária da SSP, capitão Alex Acioli, mais do que coibir excessos, o programa representa uma resposta direta do Estado às demandas da população por tranquilidade e respeito às normas de convivência.
“Ao articularmos visitas técnicas, orientações educativas e operações integradas, conseguimos não apenas reduzir os casos de reincidência, mas também fortalecer a presença das forças de segurança nos territórios. É um trabalho contínuo, que exige empenho e sensibilidade, e que tem apresentado resultados concretos na melhoria da qualidade de vida dos alagoanos", afirmou o oficial.
Na última semana, o programa foi expandido para o município da Barra de São Miguel, após alinhamento entre a SSP, o 4º Batalhão de Polícia Militar (CPMI) e a 5ª Promotoria de Justiça de São Miguel dos Campos. A decisão foi motivada pela elevada incidência de perturbação do sossego no município, especialmente durante o período do Carnaval.
Mais lidas
-
1Superação e resistência
A impressionante história real por trás do filme Perdido na Montanha
-
2Regras rigorosas
Lei obriga uso de focinheira e guia curta para cães de raças agressivas em AL
-
3Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
4Acordo Coletivo
Mesmo com lucro de R$ 706 milhões, Equatorial tenta cortar direitos de trabalhadores
-
5Agentes de endemias e comunitários de saúde
Batalha judicial dos Agentes de Saúde chega ao fim e Justiça reconhece direito ao piso salarial e retroativos