Polícia
Alagoas tem 204 homicídios só em janeiro; em Maceió, 78 pessoas foram mortas
Maioria das vítimas dos crimes tinha entre 18 e 29 anos de idade
A Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) divulgou o Boletim Mensal da Estatística Criminal no Estado. Segundo os dados da SSP/AL, só no mês de janeiro deste ano, aconteceram 204 assassinatos em Alagoas. O número é maior do que no mesmo período em 2016, quando foram registrados 155 homicídios no mês de janeiro em Alagoas.
A média diária de homicídios em Alagoas no mês de janeiro de 2017 é de 6,58 assassinatos por dia. No mês de janeiro do ano de 2015, aconteceram 208 homicídios, sendo uma média de 6,70 crimes violentos letais e intencionais por dia no período. A média de janeiro de 2016 ficou em 5,0 assassinatos por dia.
Os dias em que mais se matou em Alagoas no mês de janeiro deste ano foram domingos, apresentando um número de 38 assassinatos e englobando 18 % dos crimes. Logo depois vem as terças, com um número de 34 homicídios, sendo 17 % dos crimes violentos.
A maioria das mortes no Estado foi de pessoas do sexo masculino, representando 94,1 % das vítimas, contra 5,9 % de assassinatos de mulheres. Outro número que chama a atenção no boletim da SSP são as idades das vítimas. Segundo a SSP, 53,4 % dos assassinados tinham entre 18 e 29 anos; 8,3 % tinham entre 12 e 17 anos; 27 % tinham entre 30 e 45 anos; apenas 1,5 % das vítimas tinham 60 anos ou mais.
De acordo com o boletim, cerca de 80 % dos homicídios em janeiro no Estado foram cometidos com uso de arma de fogo. O uso de arma branca (objeto pontiagudo, como faca ou facão) teve o registro de aproximadamente 12 % das mortes. Cerca de 5 % dos assassinatos registrados foram cometidos através de espancamento das vítimas. O boletim também informa que 48 % das mortes foram em vias públicas.
Maceió e Arapiraca
Segundo a SSP/AL, só em Maceió foram cometidos 78 homicídios no mês de janeiro, sendo uma média de 2,52 assassinatos por dia. Assim como no índice estadual, a maioria das vítimas tinha entre 18 e 29 anos de idade. Cerca de 95 % das vítimas em Maceió eram do sexo masculino. Armas de fogo também predominaram nos índices da capital alagoana, tendo relação com cerca de 85 % dos assassinatos.
Em Arapiraca, no Agreste alagoano, foram assassinadas 10 pessoas no mês de janeiro de 2017. Segundo os dados, a maioria das vítimas também é do sexo masculino, também tem entre 18 e 29 anos e todos os assassinatos da cidade do Agreste foram cometidos com o uso de arma de fogo.
Mais lidas
-
1Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
2R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
3Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
4Sucesso da Netflix
Terra Indomável é baseada em história real? Entenda o que é verdade e o que é ficção
-
5FUTEBOL
Jovem zagueiro alagoano está sendo monitorado por representante de time croata