Polícia
Delegado da PF em AL, André Costa será secretário de Segurança Pública do CE
Delegado de 38 anos assume o cargo no lugar de Delci Texeira; novo secretário é delegado da Polícia Federal desde 2002
O delegado da Polícia Federal André Costa, de 38 anos, foi escolhido pelo governador do Ceará, Camilo Santana para assumir o cargo de secretário da Segurança Pública do estado. O anúncio foi feito na tarde de quinta-feira (5), na página oficial do governador no Facebook.
André Costa substitui o delegado federal aposentado Delci Texeira, que pediu exoneração do cargo nesta semana para cuidar de assuntos pessoais. Atualmente, o delegado André Costa estava trabalhando na polícia do estado de Alagoas.
Conforme anúncio feito por Camilo Santana, o delegado tem 17 anos de experiência na área policial. Ele é delegado federal desde 2002 e foi superintendente adjunto nos estados de Alagoas e Tocantins. Neste período, André atuou nas delegacias de combate ao tráfico de drogas, crime organizado e crimes patrimoniais.
O governador acrescentou que o novo secretário da SSPDS terá o dever de "melhorar ainda mais o trabalho que vem sendo realizado nessa área (segurança pública) nos últimos dois anos". Uma das prioridades do novo secretário deverá ser o combate aos homicídios no estado, segundo descreveu o governador. Camilo também espera que o titular da pasta consiga frear os casos de roubos e furtos no estado.
"2015 e 2016 foram de importante queda nesses números (homicídios), quando realizamos grandes investimentos em pessoal e equipamentos, mas o desafio agora, além de manter essa meta, é combater intensamente os crimes de assaltos e furtos, que criam uma sensação de insegurança na população, além do incessante combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado", informou.
"Desejo boa sorte ao novo secretário e agradeço publicamente a Delci Teixeira, que deixa a pasta, pelo grande trabalho realizado", descreveu Camilo Santana.
Perfil
André Costa tem 38 anos, nasceu no Ceará e é delegado da Polícia Federal há cerca de 15 anos. Ele é graduado em direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em ciências criminais pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). No começo da carreira, atuou também na Polícia Civil do Ceará.
Exoneração
Delci Texeira estava no cargo desde dezembro de 2014 e pediu exoneração nesta semana. O pedido partiu do próprio ex-titular da pasta, que alegou problemas de saúde da mãe para deixar o cargo.
O ex-secretário participou da apresentação do índice de homicídios na quarta-feira (4) e, na ocasião, fez um balanço do período em que esteve à frente do cargo. "Acho que o trabalho que foi feito pelos servidores da secretaria de segurança pública deu resultado, que se percebe pelo CVLI (crimes violentos letais e intencionais). Dados que são pegos para ranquear os estados e as capitais em termos das violências", analisou.
"A situação mais delicada foi a onda de rebeliões nos presídios (em maio de 2016), onde pessoas estavam sendo mortas, o patrimônio público estava sendo depredado e a população estava entrando em pânico", relembrou.
Mais lidas
-
1Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
2R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
3Sucesso da Netflix
Terra Indomável é baseada em história real? Entenda o que é verdade e o que é ficção
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5FUTEBOL
Jovem zagueiro alagoano está sendo monitorado por representante de time croata