Mundo

Alagoas amplia oportunidades de exportação em Portugal e fortalece diálogo com o mercado europeu

Segunda etapa da Missão Europa consolida parcerias e avança em estratégias para inserção dos produtos da agricultura familiar alagoana no comércio internacional

Por Ana Daniella Leite / Ascom Seagri 11/10/2025 10h55
Alagoas amplia oportunidades de exportação em Portugal e fortalece diálogo com o mercado europeu
Missão Europa consolida parcerias e avança em estratégias para inserção dos produtos da agricultura familiar alagoana no comércio internacional - Foto: Ascom Seagri

A segunda etapa da “Missão Europa: Internacionalização de Produtos da Agricultura Familiar do Nordeste do Brasil” levou a comitiva alagoana a Lisboa, em Portugal, entre os dias 7 e 10 de outubro, para uma intensa agenda de reuniões, avaliações e negociações voltadas à ampliação das oportunidades de exportação dos produtos da agricultura familiar.

Com o apoio da Apex Brasil, do Consórcio Nordeste e incentivo do governador Paulo Dantas, a equipe da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) participou de encontros estratégicos para discutir mecanismos que viabilizem a entrada dos produtos alagoanos no mercado europeu, fortalecendo o processo de internacionalização iniciado na Alemanha.

“Essa etapa da missão reforça o compromisso de Alagoas com a agricultura familiar. É um momento de aprendizado e de construção de parcerias que aproximam nossos produtores do mercado europeu. Estamos aqui para abrir caminhos, compreender os trâmites e fortalecer políticas públicas que garantam a inserção e a valorização dos produtos alagoanos no mercado internacional”, afirmou a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues.

A secretária destacou ainda que a integração dos estados do Nordeste, por meio da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, tem sido fundamental para consolidar estratégias conjuntas de exportação e dar visibilidade à produção regional, além de ressaltar a importância das experiências obtidas durante a permanência da comitiva em solo europeu como workshops sobre internacionalização, logística, requisitos comerciais e sanitários.

“A internacionalização é um desafio que exige preparo e união. Ver nossas cooperativas ocupando espaços em feiras globais e agora dialogando com instituições como a Apex em Portugal mostra que estamos no caminho certo para transformar a agricultura familiar em um setor competitivo e sustentável”, completou Aline Rodrigues.

Durante a agenda em Portugal, a comitiva brasileira conheceu o futuro Ponto de Apoio em Lisboa, com suas ações de promoção de produtos brasileiros e suporte comercial local para a Europa. Também foi dado início às tratativas do convênio Unicafes/APEX que potencialmente incluirá 30 cooperativas da agricultura familiar do Nordeste para o processo de internacionalização de produtos.

Durante os encontros, o gerente da Apex Brasil em Portugal, Paulo Matheus, anunciou a criação de uma cartilha de orientação com informações técnicas e requisitos necessários para que cooperativas e associações possam adequar seus produtos às exigências do mercado europeu. Além disso, colocou o escritório da Apex em Lisboa à disposição para apoiar futuras rodadas de negócios e reuniões com potenciais compradores.

Promovida pelo Consórcio Nordeste, com apoio do Sebrae e da Apex Brasil, a Missão Europa teve como foco ampliar o alcance comercial dos produtos da agricultura familiar nordestina, consolidando o Nordeste como referência em qualidade, inovação e sustentabilidade no mercado global de alimentos.