Mundo

Erdogan reivindica vitória antes de resultado oficial de eleições na Turquia

Presidente, há 20 anos no poder, está à frente do adversário Kemal Kilicdaroglu com 99,66% das urnas apuradas. Campanha foi marcada por fake news e distribuição de dinheiro.

Por G1 28/05/2023 18h28
Erdogan reivindica vitória antes de resultado oficial de eleições na Turquia
Presidente turco Tayyip Erdogan acena para apoiadores do lado de fora da sua casa - Foto: Murad Sezer/REUTERS

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, reivindicou vitória nas eleições presidenciais neste domingo antes do resultado oficial ser divulgado.

Dirigindo-se aos apoiadores, Erdogan disse que os eleitores lhe deram a responsabilidade de governar pelos próximos cinco anos.

"Gostaria de agradecer a cada membro de nossa nação que mais uma vez nos transmitiu a responsabilidade de governar a Turquia pelos próximos 5 anos", disse ele diante de apoiadores na frente de sua casa.

Os resultados oficiais finais ainda não foram divulgados. Mas, segundo a agência estatal do país, Erdogan já é vitorioso e conta com 52,13% dos votos, contra 47,87% de seu adversário, Kemal Kilicdaroglu, com 99,66% das urnas apuradas.

Com a apuração já bastante avançada, Kilicdaroglu afirmou que "estas foram as eleições mais injustas em anos" na Turquia. O candidato também considera que o resultado mostrou o desejo da população turca de mudar um governo autoritário.

"Peço que continuem na luta pela democracia", declarou Kilicdaroglu, dizendo que também continuará batalhando.

Campanha com fake news e distribuição de dinheiro

Erdogan, que já está no poder da Turquia há duas décadas, tem o controle da mídia do país e utilizou os meios necessários para difamar seu oponente nas duas semanas que separaram o primeiro do segundo turno, como destacou o blog da Sandra Cohen.

Segundo a International Press Institute, houve um “nível sem paralelo de desinformação organizada” nestas eleições.

Além disso, também chamou a atenção o fato de o presidente ter entregado dinheiro a eleitores. Registros mostram Erdogan distribuindo notas à população logo após votar no segundo turno.