Mundo
Marinha argentina diz que segue procurando submarino com 'todos os esforços' possíveis
De acordo com porta-voz da Marinha, cerca de 68% da zona de busca já foi rastreada, mas não é possível precisar quando o trabalho

A Marinha argentina reconheceu nesta quarta-feira (29) que ainda não conseguiu encontrar o submarino ARA San Juan, desaparecido há duas semanas em águas do Atlântico com 44 tripulantes a bordo, e explicou que segue aplicando "todos os esforços" e a mais "alta tecnologia" para encontrá-lo.
"A meteorologia é boa. Amanhã vai ser melhor que hoje com ventos moderados de noroeste, menos de dois metros de altura de onda, que é muito bom para a varredura", explicou o capitão de navio Enrique Balbi, em entrevista em Buenos Aires.
O porta-voz da Marinha disse que oito navios nacionais e internacionais se encontram na zona de busca para realizar a varredura dentro do mar, e detalhou que já se chegou a 68% do rastreamento no local onde acredita-se que o submarino pode estar, com base na explosão registrada no oceano pouco depois de a embarcação desaparecer.
"Continuamos com a busca pelo submarino desde o primeiro dia. Estamos esgotando tudo o equipamento de alta tecnologia dos oito navios que estão na zona fazendo a varredura de todo o fundo", afirmou Balbi. O comandante disse ainda não poder estimar quando o rastreamento vai terminar, pois o processo é lento e depende de condições meteorológicas.
A área de operações chega a 40 mil quilômetros quadrados, dos quais a maior concentração de busca é de 4 mil quilômetros quadrados, equivalente a 20 vezes a superfície da cidade de Buenos Aires. A profundidade das buscas varia entre 200 e mil metros.
O porta-voz se referiu também à divulgação nas últimas horas de um suposto comunicado que dava conta do achado do submarino e fez uma crítica à disseminação de informações falsas, que impactam as famílias dos tripulantes.
Mais lidas
-
1Talento
Policial militar de Alagoas dá cores aos sentimentos por meio da pintura
-
2'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder
-
3True Crime
Final explicado de Monstro: Ed Gein na Netflix: 'Os monstros nascem ou são feitos?'
-
4Entrevista coletiva
Barroca lamenta empate em casa e projeta reação do CRB contra o América-MG
-
5Cinema
'Tron: Ares' estreia em 1º lugar no Brasil, mas tem bilheteria abaixo do esperado nos Estados Unidos