Interior

Tartaruga-verde resgatada em Alagoas é reabilitada e devolvida ao mar após meses de tratamento

Por Lucas França com Tribuna Hoje 08/10/2025 10h57 - Atualizado em 08/10/2025 11h01
Tartaruga-verde resgatada em Alagoas é reabilitada e devolvida ao mar após meses de tratamento
Tartaruga-verde é reintroduzida ao mar - Foto: Biota

Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) resgatada debilitada em fevereiro deste ano na praia de Carro Quebrado, no litoral norte de Alagoas, foi devolvida ao mar nesta semana após passar por um longo processo de reabilitação.

O animal, que apresentava sinais de afogamento e foi diagnosticado com pneumonia crônica, recebeu cuidados no Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM) do Instituto Biota de Conservação, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e o Ibama Alagoas.

Durante a recuperação, a tartaruga passou por diversos exames e tratamentos veterinários. Um dos procedimentos mais importantes foi uma esofagostomia, que permitiu a alimentação assistida por sonda. A cirurgia foi realizada pelo veterinário Dr. Andrei Brum, com apoio financeiro do ambientalista e empresário Roberto Klabin.

Animal estava em reabilitação (Foto: Biota)



Após meses de cuidados intensivos, o animal apresentou melhora significativa e recebeu autorização para retornar ao seu habitat natural. A soltura foi realizada na praia de Guaxuma, em Maceió, onde a tartaruga pôde seguir novamente seu caminho no oceano.

 Apoio institucional


A ação contou com o apoio de diversas entidades, como a Fundação Toyota do Brasil, SOS Mata Atlântica, Prefeitura de Maceió, Copra Alimentos, e o ICMBio – Costa dos Corais.

A reintrodução de animais marinhos reabilitados é um passo fundamental para a conservação da biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas costeiros. A tartaruga-verde, inclusive, é uma espécie ameaçada de extinção e protegida por lei.

Espécie é ameaçada de extinção e protegida por lei (Foto: Biota)