Interior
Obras do VLT de Arapiraca estão aceleradas em 15% de execução
Trecho iniciado entre Santa Edwiges e Planalto tem extensão de 3,5 km, de percurso total de 14 km

As obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Arapiraca atingiram, nesta semana, 15% de execução no Trecho 1, que compreende o viaduto no bairro Santa Edwiges e o Assaí, no bairro Planalto.
As equipes da Transnordestina Logística começaram os serviços da estrutura e superestrutura da linha férrea há cerca de 40 dias.
Nesse período, de acordo com informações da empresa responsável pelas obras, os serviços já atingem 15% de execução.
Quem passa pelo local já pode observar o trecho com os trilhos recuperados e assentados sobre uma laje de concreto. Esse tipo de material confere maior estabilidade para a futura chegada dos veículos.
Nessa primeira fase, as equipes realizam serviços de terraplenagem, alargamento da via e a substituição dos antigos dormentes (apoios de madeira) por novas estruturas com lajes de concreto ao longo dos trilhos da linha férrea.
Lançada oficialmente em julho deste ano, com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, e o presidente da Transnordestina Logística, Tuffi Daher Filho, a obra do VLT vai transformar a mobilidade urbana em Arapiraca.
A implantação do VLT avança com a Ciclovia do Trabalhador e faz parte da maior obra de mobilidade urbana da história de Arapiraca.
O trecho iniciado terá uma extensão de 3,5 quilômetros, de um percurso de 9 km na área urbana. O VLT de Arapiraca é uma obra no valor de R$ 200 milhões e terá um percurso total de 14 quilômetros, sendo 9 quilômetros em linha já existente e mais 5 quilômetros de implantação de uma nova malha.
A estimativa da Transnordestina Logística e do Ministério dos Transportes é de que a nova estrutura da linha férrea esteja pronta até o início de 2026.
Em seguida, o cronograma da Transnordestina Logística prevê a construção das estações de embarque e desembarque de passageiros e depois a chegada dos vagões do VLT para o início dos testes dos veículos nos meses seguintes.
O VLT de Arapiraca terá capacidade de transportar até 610 passageiros por viagem e velocidade máxima de 20 km/h, no percurso de 14 km, do campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no bairro Planalto, até o bairro João Paulo II, passando por 16 bairros da cidade.
Importância
O Veículo Leve sobre Trilhos tem capacidade de melhorar a mobilidade urbana, reduzir o congestionamento, promover a integração entre os transportes públicos e revitalizar áreas urbanas, tudo isso com maior sustentabilidade e segurança. Ele oferece uma alternativa moderna e confortável, com menor impacto ambiental comparado a outros meios de transporte, e serve como um importante motor de desenvolvimento urbano e econômico.
Tem deslocamentos eficientes: O VLT proporciona deslocamentos rápidos e eficientes, conectando diferentes partes da cidade e distribuindo passageiros nas regiões centrais.
Menos trânsito: Ao incentivar o uso de transporte público, o VLT ajuda a reduzir a quantidade de veículos particulares nas ruas, diminuindo o congestionamento e o tempo de viagem.
O sistema pode ser um grande indutor de requalificação urbana, tornando as áreas centrais mais atrativas para moradores, trabalhadores e turistas e impulsionando investimentos.
Mais lidas
-
1Demência frontotemporal
Esposa de Bruce Willis sobre doença do astro: 'Longo adeus'
-
2Valores
Cooperativas mirins constroem hoje o mundo melhor de amanhã
-
3Dia 1º de outubro
TV Asa Branca estreia seu primeiro telejornal em Alagoas após decisão do STF contra TV Gazeta
-
44x2
CRB sai na frente, mas sofre virada e perde para o Remo em Belém
-
514h44
Sinal da Globo foi interrompido na TV Gazeta de Alagoas no meio da tarde deste sábado