Interior
Palmeira dos Índios recebe o Magia da Terra, 3° Encontro de Parteiras, Rezadeiras e Meizinheiras Indígenas e Quilombolas
Evento acontece neste sábado (30) e tem o propósito de reunir mestras guardiãs do repasse de saberes e fazeres no campo da saúde coletiva, da vida, da cura e do cuidado com a natureza
O município alagoano de Palmeira dos Índios recebe neste sábado (30), na Aldeia Mata da Cafurna, o 3° Encontro de Parteiras, Rezadeiras, Meizinheiras Indígenas e Quilombolas, dentro do Projeto Magia da Terra, coordenado pela mestra Koram Xucuru-Kariri, através do grupo Wpyra Swpira, que foi o primeiro Ponto de Cultura Indígena da cidade.
Realizado pela primeira vez em 2018, o encontro nasceu com o propósito de reunir mestras guardiãs do repasse de saberes e fazeres no campo da saúde coletiva, da vida, da cura, do cuidado com a natureza e o cuidado com a comunidade. O encontro é uma imersão de vivências em práticas integrativas e desafios na saúde, é um intercâmbio cultural e feitura em rede.
O Projeto Magia da Terra integra a Associação Indígena do Grupo Wpyra - Swpyra Xucuru-Kariri da Mata da Cafurna, criada em 2002 por um grupo de dez famílias lideradas por mulheres. Desde sua origem, a iniciativa tem como missão o fortalecimento da cultura e das tradições indígenas, além da valorização da medicina tradicional e da geração de renda comunitária.
À frente do projeto, Koram Xucuru-Kariri atua como mezinheira, multiplicadora de saberes e defensora da preservação do conhecimento ancestral. Ela ministra cursos e oficinas em Alagoas e em outros estados, difundindo o uso das ervas tradicionais e terapias integrativas como caminhos de cura e fortalecimento cultural.
Programação:
Dia 30/08
08:00 - Recepção e desjejum
08:30 - Abertura com roda de toré
09:00 - Grande roda de diálogos entre Parteiras, Benzedeiras, Meizinheiras e instituições
13:30 - Almoço
14:30 - Palestra: Fitoterápicos e o corpo da mulher.
14:30 - Tenda de cuidados.
16:00 - Encerramento e toré de fechamento.
Realização: PNAB Ministério da Cultura e Grupo Indigena Wpyra Swpira
Memória, Produção e Comunicação: Projeto Magia da Terra e Keka Rabelo
Apoio: MOPS Alagoas, ANEPS Alagoas, UFAL, SESAI E FUNAI e Sindicato dos Bancários e matéria Jamerson Soares.
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
Mais lidas
-
1Relator
Alfredo Gaspar avança para nova fase da CPMI do INSS e pede convocação dos CEOs dos principais bancos envolvidos em consignados
-
2Cinema
O que significa Bugonia? Título do filme com Emma Stone é explicado
-
3Tragédia!
Mãe da atriz Mel Maia é encontrada morta no RJ
-
4Segurança
Suspeitos de homicídio em Marechal Deodoro morrem em confronto com Polícia Militar
-
5É hoje!
'Zootopia 2', 'Bugonia' e 'Morra, Amor' chegam aos cinemas




