Interior

Produtores aprendem a preparar iscas para captura de abelhas africanizadas

Por Assessoria 11/08/2025 15h15 - Atualizado em 11/08/2025 15h35
Produtores aprendem a preparar iscas para captura de abelhas africanizadas
Etapa do projeto em Jequiá da Praia orienta montagem de quadros com cera para instalação de caixa isca no sertão de Alagoas - Foto: Divulgação


No último sábado (09) em Jequiá da Praia, Litoral Norte de Alagoas, produtores beneficiários do Assentamento Rua Nova receberam orientação prática sobre como colocar e incrustar ceras nos quadros das colmeias. O objetivo foi preparar o material para a montagem de caixas-isca que serão levadas ao sertão, mais precisamente à região de Pão de Açúcar, nesta quinta-feira (14).

Durante a capacitação, os participantes aprenderam todo o processo, desde a fixação da cera até a organização das caixas. A meta é preparar cerca de 30 ninhos, 10 quadros cada
— totalizando aproximadamente 300 quadros — para a captura de abelhas africanizadas, conhecidas como Apis mellifera, ou “abelhas com ferrão”.

Após a demonstração inicial, o grupo ficou responsável por concluir a montagem durante a semana, garantindo que o material esteja pronto para o transporte e instalação no interior, onde as iscas serão posicionadas estrategicamente para atrair e alojar os enxames.

A iniciativa é fruto de emenda do deputado federal Paulão e conta com a execução da Uniprópolis.

Mais do que um curso, o projeto oferece capacitação, assistência técnica e equipamentos para transformar a realidade de pequenos produtores.

Termo de Fomento nº 953372/2024, firmado com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR).