Interior

Vídeos: ex-prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima, morre afogado no rio Paraíba do Meio

Tragédia ocorreu durante lazer nesta terça (5); corpo foi achado por Bombeiros e Defesa Civil

Por Tribuna Hoje com agências 05/08/2025 15h23 - Atualizado em 06/08/2025 16h38
Vídeos: ex-prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima, morre afogado no rio Paraíba do Meio
Marcelo Lima comandou a Prefeitura de Quebrangulo por quatro mandatos e era uma das figuras mais respeitadas da política local - Foto: Arquivo Pessoal

Uma tragédia abalou a cidade de Quebrangulo, no Agreste alagoano, no final da manhã desta terça-feira (5). O ex-prefeito do município, Marcelo Lima, pai do ex-deputado estadual Davi Maia, faleceu após ser arrastado pela forte correnteza do rio Paraíba do Meio, enquanto praticava uma atividade de lazer com um caiaque.

Segundo relatos de moradores da região, Marcelo estava navegando no rio quando, em determinado trecho, foi surpreendido pela força da água. Ele tentou se salvar, mas foi levado pela correnteza. Populares ainda teriam presenciado os momentos de desespero do ex-gestor tentando sair do rio, sem sucesso.



O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente e realizou buscas com o apoio da Defesa Civil e de equipes locais. O corpo foi encontrado nas proximidades do local do acidente e será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para os procedimentos legais.

Marcelo Lima foi prefeito de Quebrangulo por seis mandatos, sendo uma figura pública de grande influência e muito respeitada no município. Nas redes sociais, a notícia causou comoção, com manifestações de pesar por parte de moradores, amigos, lideranças políticas e ex-colegas de gestão.



A cidade vive um clima de choque e luto com a perda repentina de um dos seus nomes mais conhecidos. A família deve divulgar uma nota oficial e informações sobre o velório e sepultamento nas próximas horas.

AMA lamenta morte de Marcelo Lima e relembra sua trajetória na política 

Em nota, a Associação dos Município Alagoanos (AMA), confirmou a morte de Marcelo Lima, aos 65 anos e relembrou sua defesa pelo municipalismo. Ele era figura central de uma das mais tradicionais famílias da política alagoana.

''Marcelo se destacou por sua incansável defesa do municipalismo e das causas dos pequenos municípios alagoanos. Voz ativa, era presença marcante na Associação dos Municípios Alagoanos, sempre com posicionamentos firmes contra as desigualdades sociais e luta pela igualdade social e tributária das cidades.

Agrônomo formado pela UFAL, ingressou na vida pública aos 25 anos como prefeito. Exerceu mais cinco mandatos e deixou um grande legado para a população. Durante o exercício de seu mandato, enfrentou crises naturais como as enchentes de 2010 e a pandemia de 2020 — momentos em que atuou com firmeza e empatia, sempre ao lado da comunidade local. Também foi presidente da Adeal onde teve uma passagem marcada por ações de combate a aftosa e estímulo a pequenos produtores rurais.

O presidente da AMA, prefeito Marcelo Beltrão, se posicionou em nome da Entidade ao dizer que “É com profundo pesar que recebo a notícia do falecimento do ex-prefeito Marcelo Lima, uma grande liderança política e um defensor incansável do municipalismo em Alagoas. Marcelo foi mais do que um gestor público — foi um verdadeiro exemplo de compromisso com sua terra e com a causa dos municípios.

Na sua trajetória à frente da prefeitura, mostrou sensibilidade, coragem e responsabilidade. Sempre esteve presente nas lutas em defesa de mais autonomia, respeito e investimentos para as cidades alagoanas. Um homem que acreditava que o desenvolvimento começa nos municípios e que, por isso, não media esforços para buscar melhorias para a sua gente.

Hoje, perdemos um companheiro valoroso, e Alagoas se despede de um grande homem público. Que o legado de Marcelo Lima siga inspirando todos nós a trabalhar com dedicação, seriedade e amor pelo nosso povo.”

Consternados, prefeitas e prefeitos também estão se posicionando nas redes socias sobre o amigo. “Perdemos um grande pai de família, tive o prazer de conviver com a família desde novo, por ter estudado junto dos filhos dele. Que Deus conforte o coração de todos os familiares”, disse o prefeito André de Santana do Mundaú. O atual prefeito do município, Manoel Tenório, registrou “o papel importante que Marcelo desempenhou na vida política do nosso município e junto da AMA”. Para Jorge Dantas, um dos mais antigos prefeitos em exercício , e que sempre teve convivência direta com Marcelo Lima “ele era iluminado , irradiava alegria e sabedoria. Perco um grande amigo e Alagoas um grande administrador e politico”. Para o prefeito de Minador do Negrão, Josias Aprígio, ele era”um grande gestor, um grande ser humano”.

À família, ao MDB local e à comunidade quebrangulense, ficam os sentimentos de pesar e reconhecimento por sua longa e vigorosa trajetória em prol de Alagoas''.

Câmera Municipal de Maceió também publicou nota de pesar

A Câmara Municipal de Maceió lamenta, com profundo pesar, o falecimento do ex-prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima (65), ocorrido nesta terça-feira (05/08), em um acidente no Rio Paraíba.

Com uma trajetória marcante na história política de Alagoas, ele foi prefeito em seis oportunidades, além de ter sido diretor-presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).

Na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o ex-prefeito esteve à frente de cargos de direção, e também presidiu o Consórcio Público para Gestão da Energia Elétrica e Serviços Públicos (Cigip).

Apaixonado pela obra do escritor Graciliano Ramos e pela região do Vale do Paraíba, Marcelo Lima deixa esposa, Andréa Maia, três filhos, entre eles o ex-deputado estadual Davi Maia, e o primeiro suplente de vereador por Maceió, Marcelo Maia, e dois netos.