Interior

Porto de Pedras inicia campanha de conscientização de proteção às tartarugas marinhas

Ação da Prefeitura teve início neste sábado (2), após um animal encalhar com ferimento na cabeça na Praia do Patacho

Por Assessoria 03/08/2025 08h45 - Atualizado em 03/08/2025 11h29
Porto de Pedras inicia campanha de conscientização de proteção às tartarugas marinhas
Projeto teve início neste sábado após uma tartaruga encalhar com ferimento na cabeça - Foto: Assessoria

A Prefeitura de Porto de Pedras, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, iniciou neste sábado (2), uma campanha de conscientização sobre a importância da proteção às tartarugas marinhas. A ação ocorre após o registro de casos envolvendo animais feridos reforçando que agredir ou perturbar tartarugas é crime ambiental previsto na legislação brasileira.

Na última sexta-feira (1), uma tartaruga marinha foi encontrada com ferimentos graves no crânio na Praia do Patacho, em Porto de Pedras. O animal foi resgatado por guardas ambientais e municipais de Porto de Pedras e encaminhado ao Instituto Biota de Conservação que prestou os primeiros socorros e o levou para tratamento intensivo no Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM). De acordo com especialistas, a lesão pode ter sido causada por interação humana, como agressão intencional ou colisão com embarcação.

Esse é o segundo caso registrado em menos de duas semanas. O primeiro ocorreu na Praia de Ipioca, em Maceió, e apresenta características semelhantes. A reincidência acendeu o alerta das autoridades ambientais e motivou o lançamento da campanha de conscientização no município.

A Prefeitura de Porto de Pedras reforça que é crime ambiental agredir, capturar ou perturbar tartarugas marinhas, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). A população é orientada a acionar imediatamente as entidades responsáveis em caso de avistamento de tartarugas feridas ou encalhadas.

Os moradores podem entrar em contato com a Associação Peixe-Boi pelo telefone (82) 99810-3021 ou com o Instituto Biota de Conservação pelos números (82) 99115-5516 e 98815-0444.

A preservação das tartarugas marinhas é uma responsabilidade de todos. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente seguirá promovendo ações educativas e de fiscalização para garantir a proteção da fauna marinha no litoral de Porto de Pedras.